Campinas, 25 de Abril de 2024
ESCOLA ILUM
08/03/2022
Aumentar fonte Diminuir fonte
 
Aula inaugural com ministro Marcos Pontes dá início

às atividades da Ilum, escola superior do CNPEM



Com proposta de ensino inovadora, Ilum recebe os 40 alunos aprovados

para a primeira turma de graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação



A Ilum Escola de Ciência, do Centro do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), iniciou ontem (7/3) suas atividades, com a aula inaugural do ministro da pasta, astronauta Marcos Pontes.

Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, a Ilum vai formar, em três anos, com aulas em período integral, cientistas, pesquisadores, especialistas em ciência de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, ciência da vida e ciência da matéria, entre outras áreas do conhecimento científico.

A primeira turma da Ilum tem 40 alunos, metade deles vindos da rede pública de ensino. Os estudantes foram selecionados entre 943 inscritos das cinco regiões do País e todas elas estão também representadas entre os alunos matriculados. A idade média dos estudantes é de 18,5 anos e 48% são mulheres. 

A escola tem financiamento do Ministério da Educação (MEC) e foi avaliada como de excelência pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recebendo a nota máxima, 5. Essa avaliação considera o projeto pedagógico, a infraestrutura e a qualificação do corpo docente.

"Nosso objetivo é fazer com que nossos alunos sejam pesquisadores, pensem como pesquisadores desde o início do curso. Aqui na Ilum, eles terão acesso a equipamentos como microscópios de tunelamento e força atômica, e espectrômetros, que são equipamentos bastante avançados. A escola também está diretamente ligada à infraestrutura e ao ambiente de pesquisa de excelência do CNPEM, e os estudantes terão contato com os pesquisadores e os trabalhos científicos que são desenvolvidos por lá desde o início da graduação. Também poderão usar equipamentos de pesquisa que estão entre os mais avançados do mundo", afirma Adalberto Fazzio, diretor da Ilum.

Lançada no ano passado, a escola adota um modelo interdisciplinar para ensino de Ciência. Os alunos recebem uma formação teórica sólida e aplicam esses conceitos em projetos, sendo estimulados a propor perguntas e a buscar nos vários campos científicos as soluções para as questões que desafiam a ciência no século XXI. 

"Iniciativas como a Ilum Escola de Ciência são muito importantes para formar jovens em carreiras do futuro, que são a nossa próxima fronteira. As vagas gratuitas e o caráter inclusivo da escola dão acesso amplo a um conhecimento que, certamente, resultará em soluções nas áreas de saúde, agricultura, internet das coisas, tecnologia da informação e comunicação, inteligência artificial, energias renováveis, óleo e gás, aeroespacial, entre outras, com a formação de pesquisadores, cientistas, engenheiros, professores e outras profissões conectadas com o futuro, caminhando para a atuação no desenvolvimento sustentável para a humanidade e para o planeta", afirma o ministro Marcos Pontes.

Essa formação multi e interdisciplinar, de forma integrada, é o caminho para o futuro das descobertas e para a inovação científica, de acordo com Antonio José Roque da Silva, diretor-geral do CNPEM/MCTI. "O especialista focado apenas em uma determinada área acaba tendo uma visão limitada, quando os problemas e desafios de hoje exigem essa abordagem mais ampla. É assim que buscamos trabalhar no CNPEM. A Ilum vai formar jovens pesquisadores com mente crítica e curiosidade para investigar o mundo, capazes de realizar pesquisas a partir de várias perspectivas", afirma.

O diretor acadêmico da escola, Nelson Studart, destaca que a metodologia de ensino adotada pela Ilum contribui nessa direção. "A proposta pedagógica se baseia no ensino ativo e no diálogo constante entre professores e alunos, e entre os próprios estudantes. Eles serão estimulados a participar como protagonistas da sua formação e a interagir com seus pares de forma colaborativa. Isso incentiva desde cedo a autonomia desses futuros cientistas, com todo o suporte e orientação dos professores para a construção do conhecimento", afirma Studart.

O corpo docente da escola é formado por professores seniores, com reconhecida contribuição científica, e por professores pesquisadores, jovens doutores e pós-doutores com jornada integral e dedicação exclusiva à Escola.

Os alunos terão aulas teóricas no período da manhã e aulas práticas à tarde. Para que possam se dedicar integralmente ao curso, a Ilum oferece benefícios como moradia, transporte e alimentação gratuitos, além de um computador de uso pessoal, com todos os softwares necessários para as atividades acadêmicas. Também terão acesso a aulas de inglês gratuitamente.

A grade curricular envolve linguagens matemáticas (álgebra linear, probabilidade estatística, ciência de dados, análise e modelagem), ciências da matéria (mecânica clássica, termodinâmica, teoria do eletromagnetismo, mecânica quântica, sistemas orgânicos e nanotecnologia), ciências da vida (biologia celular, biologia molecular, bioquímica, ecologia, genética e botânica), humanidades e empreendedorismo (cultura clássica, ciência moderna, ética, inovação, gestão de projetos, cultura digital e cultura e sociedade). "Queremos formar cientistas engajados e profissionais éticos, com uma formação completa e humanista", diz a historiadora Ivia Mineli, professora da Ilum.


Serviço

Ilum Escola de Ciência

Curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Duração do curso: três anos

Onde fica: Rua Lauro Vannucci, 1.020, Parque Santa Cândida, Campinas-SP

Infraestrutura: ocupa uma área de 2,1 mil metros quadrados, com dois andares, salas de aula com estações de trabalho para grupos de seis alunos, equipadas com recursos audiovisuais e multimídia, laboratório úmido, laboratório seco para atividades práticas de física e computação, laboratório de equipamentos especiais (com microscópios de força atômica, microscópios de tunelamento e espectrômetro Raman), laboratório de biomicroscopia (com microscópios para estudos de biologia), estúdio para gravação e edição de vídeos, sala de estudos, biblioteca e área de convivência com lanchonete.


Acompanhe as informações atualizadas no site e nas redes sociais da Ilum:

https://ilum.cnpem.br

Ilum - Escola de Ciência | Instagram

Ilum - Escola de Ciência | Facebook

Ilum - Escola de Ciência | Twitter

Ilum - Escola de Ciência | LinkedIn

Ilum - Escola de Ciência | Youtube


Sobre a Ilum Escola de Ciência

Com proposta inovadora para a formação de futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, tem financiamento do Ministério da Educação (MEC) e foi inaugurada em 2021, com início da primeira turma em 2022. A Ilum oferece o curso superior em Ciência, Tecnologia e Inovação, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral. Nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o curso proporciona uma sólida base científica, de forma multidisciplinar e interdisciplinar, e imersões no ambiente de pesquisa do CNPEM/MCTI desde o primeiro semestre. A grade curricular abrange disciplinas nas áreas de ciências da vida, ciências da matéria, linguagens matemáticas e humanidades, para uma formação integral de seus alunos, baseada na ética e na cooperação na busca por respostas e soluções às questões globais do mundo moderno.


Sobre o CNPEM/MCTI

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes

de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM/MCTI reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Agricultura, Saúde, Energia, Ambiente, Novos Materiais, entre outras. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão nos ambientes de pesquisa do CNPEM/MCTI.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda