Campinas, 26 de Abril de 2024
DICAS DE LAZER E CULTURA GRATUITOS EM DEZEMBRO
01/12/2017
Notícia publicada na edição n.115 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
EVENTOS
 
Violência contra a mulher

A campanha de ativismo pelo fim da violência contra a mulher que acontece em Campinas terá uma ação no dia 3 de dezembro na Lagoa do Taquaral (em frente ao 4º Distrito Policial), das 8h às 14h. Haverá oficina de ioga, de confecção de pipas, apresentação de dança do ventre e brinquedos para crianças (pula-pula). 

Encontro Literário

O feriado de 8 de dezembro terá bate papo e livros autografados por autoras na Estação Cultura, das 15h30 às 20h: é o I Encontro Literário de Autoras Nacionais. O evento pretende divulgar a literatura nacional, aproximar as autoras de seus leitores, promover troca de experiências, além da oportunidade de adquirir livros autografados por preços acessíveis. A abertura será musical, feita pelas cantoras Marina Melaré e Ellen Lohana. Em seguida, haverá bate papo sobre o processo de criação dos livros com as autoras. Av. Marechal Floriano Peixoto, s/n. Centro.

Pesquisa em Alzheimer

Campinas sediará a XI Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas, entre os dias 1 e 2 de dezembro, no Hotel Meliã. Organizado pela Academia Brasileira de Neurologia, o encontro é um local de discussão e apresentação de pesquisas nacionais em neurologia cognitiva e do comportamento. Informações pelo site www.rpda.com.br. 

EXPOSIÇÕES

Darwin no Brasil

A exposição ‘Darwin no Brasil: A Viagem do Beagle!’ fica até 15 de dezembro no saguão da Biblioteca Central ‘César Lattes’, na Unicamp. De segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas. Composta por livros, projeções de imagens de pesquisa, caixas expositivas com objetos e animais empalhados. Retrata a aventura iniciada em 1831 pelo o jovem Charles Darwin, que viajou por 5 anos no navio Beagle, passando pelo Brasil (Fernando de Noronha, Bahia e  Rio de Janeiro). A Biblioteca Central fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, na Unicamp. 

Chroma Aquarelas

De 8 a 31 de dezembro a FNAC do Dom Pedro Shopping recebe a exposição coletiva do Grupo Chroma Aquarelas. Trata-se de um grupo de seis artistas que desenvolveram suas próprias linhas de pintura na técnica de aquarela, resultando em trabalhos com diferentes expressões. Gratuito. Diariamente, das 10 às 22 h. Gratuito. Av. Guilherme Campos, 500. Tel.: 2101 2000. 

Mostra dupla no IA

A Galeria de Arte do Instituto de Artes sedia duas exposições: na sala 1, a exposição coletiva “Imagens pretéritas: a poética na supervivência de fotografias órfãs”, das artistas Ana Almeida, Ana Lúcia Mariz, Elaine Pessoa, Estefania Gavina e Iara Rolim. Na sala 2, o mestrando em Poéticas Visuais pelo IA, Thiago Bortolozzo, expõe “Pedestre”. Visitas podem ser realizadas até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas (exceto feriados). A Galeria fica na rua Sérgio Buarque de Holanda, piso térreo da Biblioteca Centra “Cesar Lattes” da Unicamp. Tel.: 3521 6561 / 7453. A entrada gratuita. 

Gastronomia peruana

A exposição fotográfica “Delícias culinárias do Peru” pode ser visitada gratuitamente até 4/12 no saguão do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas. São 20 imagens que mostram pratos tradicionais do país, considerado um dos melhores destinos gastronômicos do mundo. A exposição tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos visitantes sobre a rica gastronomia peruana e é organizada pelo Consulado Geral do Peru em São Paulo. Av. Anchieta, 200 - centro.

Correio Popular

A galeria de arte do Instituto Cpfl está com a exposição História das Capas: Correio Popular 90 anos. Visitas gratuitas de segunda a sábado, das 9h às 18h – e até as 19h em dias de evento. São 42 capas selecionadas, que também compõem um livro comemorativo. Também são mostradas propagandas que estamparam edições passadas, para que o visitante compreenda as mudanças sociais de cada época. Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632. 

INFANTIL

Domingo no Lago

O programa Domingo no Lago movimenta a comunidade todo primeiro domingo de cada mês e, no dia 3/12, terá uma edição especial de Natal. A peça de teatro ‘A princesa e a ervilha’ será exibida às 10h30 na sala de Cinema. No mesmo horário, no ambiente externo, a apresentação de ‘Kelvin, o viralata’ reúne danças e artes circenses. Em ambos os ingressos gratuitos serão distribuídos a partir das 9h30. Na Casa do Lago da Unicamp. Haverá ainda brinquedos, atividades recreativas, troca de brinquedos e feira de artesanato e quitutes. 

 Inglês no Teatro

O espetáculo Revolting Rhymes será apresentado totalmente em inglês a partir das 9h30 de domingo, dia 03/12, pela equipe da Cultura Inglesa de Barão Geraldo, na Sala Multiuso do Espaço Cultural Casa do Lago / Unicamp. Inspirado nos poemas de Roald Dahl, mostra versões nada convencionais para clássicos infantis como “Chapeuzinho Vermelho”, “Cachinhos Dourados” e “João e o Pé de Feijão”. Av. Èrico Veríssimo, 1011. Gratuito.

MÚSICA


Lucas Thomazinho

Sábado, 02 de dezembro, às 20 h, o pianista Lucas Thomazinho mostra o fascínio dos compositores ocidentais pela China no auditório Umuarama do Instituto CPFL  Entrada gratuita, por ordem de chegada. “Chinoiserie”, nome do espetáculo, é produto do fascínio ocidental pela arte e cultura chinesas. No repertório, peças de Rossini, Busoni, Ketelby, além dos compositores chineses contemporâneos Lü Wencheng e Tan Dun. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Tel.: 3756 8000.

Canarinhos da Terra

O Coral do Projeto Canarinhos da Terra fará seu Concerto de Primavera no domingo, 03/12, às 11h30, na sala Multiuso da Casa do Lago da Unicamp. Com duração de 50 minutos, a apresentação terá o Festival Disney – Grupos Korallito e Allegretto; Regentes e pianistas – Juliana Melleiro e Tiago Roscani, Mayara Bassoli e Isabela Siscari; Hairspray – Grupo Jovem; Regente e piano – Vastí Atique e Leandro Cavini. Canarinhos da Terra é um programa de responsabilidade social focado em música e cultura para alunos de escolas públicas com idades entre 6 e 21 anos. No Espaço Cultural Casa do Lago (Av. Èrico Veríssimo, 1011 – Unicamp).Gratuito.  

 Lançamento: Mergulho

O músico e compositor paulistano Gabriel Martins  lança seu primeiro álbum, onde mostra o fascínio e respeito que tem pelo mar e natureza em geral.  O CD autoral ‘Mergulho’ é um álbum instrumental que transita por ritmos como rock, reggae, jazz, folk e MPB. Para apresentar seu trabalho e a sonoridade universal com sabor brasileiro, ele faz um pocket show autoral e intimista na sexta, 8/12, das 19 às 21 h, na FNAC Campinas (Shopping Dom Pedro - Av. Guilherme Campos, 500). Gratuito. Tel.:  2101 2000.

Sinfônica na Concha

Para encerrar a temporada 2017, a Orquestra Sinfônica de Campinas fará um concerto especial de Natal no dia 17 de dezembro, às 18h, na Concha Acústica do Taquaral. Será acompanhada por um coral de pessoas comuns que interpretarão canções natalinas, “Aleluia” do oratório e “O Messias” de Haendel. Os interessados em participar do coral se inscreveram pelo site da orquestra, sem necessidade de experiência musical. A apresentação é gratuita. A Concha fica no portão 3 do Parque Portugal. 


CINEMA

 Cine Reflexão

O ciclo Cinema e Reflexão do Cine CPFL exibe na Sala Umuarama filmes diferenciados, sempre às 19 h. Veja a programação: Sexta, 01/12: Era o Hotel Cambridge, de Eliane Café (Brasil, 2017, 109 min, 12 anos). Quarta, 06/12: As Montanhas se Separam, de Jia Zhangke (“Shan he gu ren”, China/França/Japão, 2015, 131 min, 12 anos). Quinta, 7/12: Elevado 3.5, de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo (Brasil, 2007, 75 min, 12 anos). Entrada gratuita, por ordem de chegada. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera. Tel.:  3756 8000.

TEATRO

Carcaças

Nos dias 2, 3, 8, 9 e 10 de dezembro, às 19 horas, o CIS-Guanabara recebe o espetáculo "Carcaças", um projeto de composição cênica que visa a montagem de um espetáculo teatral onde sertão e savana sejam aproximados por uma ponte simbólica transatlântica. Para isso, parte de mote como contos de Guimarães Rosa e Mia Couto. Gratuito. R. Mario Siqueira, 829 – Botafogo. Tel.: 3233 7801 

 

NATAL

Palácio do Papai Noel

O Palácio do Papai Noel, pela Associação Comercial de Campinas (ACIC), será aberta para visitação gratuita de 4 a 23 de dezembro no Palácio da Mogiana (esquina da Avenida Campos Salles com a Rua Visconde do Rio Branco - Centro). A instalação ocupa 320 m² com vários ambientes, percorridos pelos visitantes em cerca de 20 minutos. Tem a Sala Mágica (com duendes e fadas), as Salas da Neve (dois espaços frios e ‘nevando’), cascata, túnel de luz, caverna com bonecos de ursos polares etc. De segunda a sexta das 13 às 20h30, sábados, domingos e feriados das 12 às 17h. Entrada gratuita.

 Magia do Circo

Programação do Dom Pedro Shopping tem desfile e espetáculos diários com atores, malabaristas, bailarinos e show de luzes, com o tema: “O Fabuloso Circo de Natal”. As apresentações acontecem de 01 a 23/12, de terça a domingo, sempre às 20 h. Ao término da Parada, as escadarias da Praça de Alimentação se transformam em arquibancadas e os artistas protagonizam um show, incluindo acrobacias aéreas e de solo, com duração de 60 minutos. Av. Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra. Tel.:  4003 7740

 Corais e Paradas

O Iguatemi Campinas terá uma série de atividades natalinas. Todas as terças feiras (5, 12, 19) de dezembro, as 19 h, haverá apresentação de Corais natalinos e orquestras. Já as quintas-feiras, às 18 h, estão programadas Paradas de Natal nos corredores. Para as crianças que quiserem escrever bilhetes para o papai Noel, a opção está nas Oficinas de cartinhas, de 1º a 23/12 das 10h às 22h. Já os adultos podem jogar moedas (e contribuir para entidades beneficentes) no “Poço dos Desejos”, que ficará montado até 31/12. Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina.

 Decoração interativa

A decoração lúdica e interativa é uma das atrações natalinas do Galleria Shopping, que investiu no tema “Ursos Peraltas no Jardim”, com a cenografia espalhada por todo o mall e brinquedos para as crianças, como um “Roda-Roda” com ursinhos, balanços, tinas rodantes e escorrega. O centro de compras terá também oficinas, apresentações de corais e ação social do Poço dos Desejos. Uma iluminação especial de LED nas palmeiras das entradas e no paisagismo interno é outro diferencial. O papai Noel receberá as crianças até dia 24.  Rodovia D. Pedro I, Km 131,5 - Jardim Nilópolis – Tel.: 3766 5300

 Palácio do Papai Noel

O Palácio do Papai Noel, pela Associação Comercial de Campinas (ACIC), será aberta para visitação gratuita de 4 a 23 de dezembro no Palácio da Mogiana (esquina da Avenida Campos Salles com a Rua Visconde do Rio Branco - Centro). A instalação ocupa 320 m² com vários ambientes, percorridos pelos visitantes em cerca de 20 minutos. Tem a Sala Mágica (com duendes e fadas), as Salas da Neve (dois espaços frios e ‘nevando’), cascata, túnel de luz, caverna com bonecos de ursos polares etc. De segunda a sexta das 13 às 20h30, sábados, domingos e feriados das 12 às 17h. Entrada gratuita. 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda