Campinas, 25 de Abril de 2024
PRÉDIO DA CIATEC TEM DÍVIDAS E FUTURO INCERTO
26/08/2017
Notícia publicada na edição n.112 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
As 26 empresas incubadas na Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) - no prédio localizado na Rua Lauro Vanucci 1020, no bairro Santa Cândida – estão com futuro indefinido. Por não pagar o aluguel do prédio que abriga essas empresas, a prefeitura perdeu a gestão técnica da Companhia, que desde agosto é administrada por uma comissão conjunta. Essa comissão vai discutir o futuro do órgão e também renegociar a dívida antiga da prefeitura com alugueis atrasados (cerca de R$ 1 milhão).

Os projetos de pesquisas em andamento não sofrerão quebra de continuidade neste momento. O grupo de trabalho formado por três pessoas do CNPEM e três da Prefeitura, começou a se reunir na última semana de agosto para trabalhar em uma solução conjunta. Mas como não houve definição, o CNPEM não quis comentar o assunto. “Assim que houver definições, uma nota será divulgada”.

A Ciatec é uma empresa de economia mista, cuja a principal acionista é a Prefeitura de Campinas. Além de dois parques tecnológicos que abrigam grandes companhias, a Companhia mantém um barracão para abrigar novos empreendedores. O prédio no Jardim Santa Cândida pertence ao CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais), Organização Social ligada ao governo federal, que entrou com um processo de despejo em 2012 por não receber o aluguel.

IRREGULARIDADES E DENÚNCIAS

Em abril de 2016, um leitor do Jornal Alto Taquaral questionou a transparência do órgão com a liberação de verbas sem justificativas de aplicabilidade. Em menos de dois anos, foram liberados R$ 6,3 milhões para a Companhia. Em julho, representantes das empresas incubadas se reuniram para discutir questões internas como o aumento do aluguel, a falta de recibo dos pagamentos e a ausência de infraestrutura do espaço. Eles solicitavam esclarecimentos e desconfiavam de má administração de recursos.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda