Campinas, 01 de Maio de 2024
RISCO DOS ARTICULADOS NA IMPERATRIZ
07/05/2017
Notícia publicada na edição n.108 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

A circulação de ônibus articulados pela avenida Imperatriz Leopoldina – que liga as avenidas Brasil e Heitor Penteado, no Taquaral – tem sido questionada por moradores e comerciantes, que no passado presenciaram vários acidentes com veículos pesados na via. Na entrada da avenida Brasil existe uma placa informando que é proibida a circulação de caminhões com peso acima de 8 toneladas. Mas os veículos articulados, que pesam cerca de 26 toneladas, são liberados.

Ao ser questionada, a Emdec – responsável pelo itinerário do Sistema InterCamp (transporte público coletivo municipal) – alegou em nota que o limite de 8 toneladas se restringe aos caminhões e não se estende aos ônibus. Mas explica que “a restrição foi implantada para garantir a segurança viária no trecho, em função da declividade”.

A moradora da região, Amanda Bacha, questiona a necessidade desse tipo de veículo passar por esta avenida, que tem a declividade bastante acentuada, provocando insegurança aos veículos menores. A Emdec ressalta que “os motoristas destes ônibus observam parâmetros específicos de segurança e passam por treinamento para prestar o serviço”. Entretanto, argumenta a moradora, “o mesmo deve ocorrer com os motoristas de caminhão, que conduzem veículos bem mais leves”.

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) explica em seu site que a fabricação dos articulados obedece a norma NBR 15570 da ABNT, que define os padrões de classificação desses veículos. De acordo com essas regras, o peso bruto total (mínimo) de um de um ônibus articulado é de 26 toneladas, enquanto um ônibus básico pesa 21 toneladas, sem passageiros.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda