Campinas, 25 de Abril de 2024
PAS DE CUBA SERÁ NO STA. CÂNDIDA EM JULHO
07/05/2017
Notícia publicada na edição n.108 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

Após dois anos na Bahia, o evento Pas de Cuba está de volta à Campinas, onde teve origem em 2009. A nona edição do evento será realizada de 03 a 15 de julho, em parceria com o Conservatório Carlos Gomes (CCG), sediado no bairro Santa Cândida e que celebra 90 anos de fundação.

O Pas de Cuba é um curso intensivo de ballet orientado por mestres do Ballet Nacional de Cuba. É uma referência para bailarinos que buscam aperfeiçoamento técnico e artístico, além do aprendizado para professores, dentro da metodologia cubana.

O evento surgiu em 2009 no Brasil, numa iniciativa inédita da Perfil Produções Culturais, e tem atraído alunos de diversas cidades brasileiras, até mesmo do Exterior. O curso é ministrado por mestres da tradicional Escola Cubana de Ballet e inclui certificado.

METODOLOGIA CUBANA

A metodologia do ballet cubano reúne as características do ballet clássico europeu adaptado aos diferenciais físicos e ao jeito de ser dos latinos e caribenhos. Tecnicamente isso significa que, além de uma dramaticidade mais intensa nas interpretações, que é um traço da cultural latina, há também mais saltos e giros, que são trabalhados tanto para os homens como para as mulheres.

“Essa forma latina de cores mais carregadas na interpretação das personagens, simplesmente encanta as plateias do mundo todo”, explica a produtora cultural da Perfil e coordenadora do Pas de Cuba, Bernadete Faria.

TRADIÇÃO NO ENSINO

Nos anos 90, o Conservatório Carlos Gomes fez história ao trazer para Campinas um professor nativo (Roberto Rosa) para ensinar a metodologia do Ballet Cubano.  Bernadete Faria destaca a importância desta iniciativa: “Durante mais de uma década o Conservatório desenvolveu importante trabalho não só na formação dos bailarinos, mas sobretudo do público que acompanhou esta trajetória”.

Segundo ela “foi nesse período que as versões cubanas, dos consagrados ballets de repertório criadas por Alícia Alonso, foram apresentadas ao público, em montagens com os alunos do Conservatório”. A diretora Léa Ziggiati, relembra com muito orgulho desta época. “Acredito que muitos não conheciam um ballet de repertório completo. Penso que fizemos história”. 

SEDE NO  BAIRRO

O Conservatório Carlos Gomes é considerado um dos mais importantes da região, no ensino técnico em várias modalidades artísticas, além da Dança: Teatro, Música e outros, reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação e Cultural.

Em nova sede localizada no bairro Santa Cândida, o Conservatório se prepara para receber este curso de inverno. As inscrições já estão abertas, apenas pela Internet através do site: www.pasdecuba.com.br. Podem se inscrever alunos a partir de 11 anos de idade (sem limite máximo).

Durante o curso será montado um espetáculo para apresentação pública,

em local e data ainda a definir. Fone: (19) 3252-0431 - VIVO: (19) 996010489

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda