Campinas, 06 de Maio de 2024
MAIS UMA HORTA EM CONDOMÍNIO
28/10/2016
Notícia publicada na edição n.102 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

APROVEITAMENTO DE ESPAÇO OCIOSO

Antilhas cria horta comunitária

Você já pensou em usar algum espaço da área comum do seu condomínio para desenvolver uma horta comunitária? Pois saiba que essa prática vem se tornando bastante comum, e na região não faltam bons exemplos.

Há seis meses o JAT contou a história do casal Alice e Armindo Ceolla Bulla, que criou uma hora onde cultivam cerca de 1.300 mudas de verduras variadas nos fundos do condomínio Chácaras Primavera, onde moram, na Rua Jasmim.

E a ideia de cultivar economia, convivência e alimentação saudável nas áreas comuns do condomínio se propaga e já é realidade também no condomínio Antilhas, na rua Dr. João Lopes Vieira, Vila Bela Dom Pedro.

O síndico do Antilhas, Milton  Silva Junior, explica que a ideia de desenvolver uma horta no condomínio surgiu de conversas com moradores. “A ideia era promover uma forma de incentivar o hábito de uma alimentação saudável, principalmente entre as crianças”, disse.

O projeto passou a ganhar corpo e neste primeiro momento o condomínio de duas torres já cultiva variedades como alface (crespa, lisa e americana) rúcula, couve, pimentão, salsinha, cebolinha e temperos – manjericão, alecrim, hortelã. “Temos também, pimentas e agora estamos com mandioca. Tudo em pequena escala”, disse Milton.

O sindico lembra que um dos primeiros desafios foi a definição do lugar para a horta. “Temos um Espaço da Mata e nele montamos uma horta teste para verificarmos a presença de possíveis problemas (bichos, pragas, etc.). Os resultados foram excelentes, e então demos continuidade recebendo cada vez mais o apoio dos moradores, que agora desfrutam dos ganhos de ter um alimento mais saboroso e totalmente sem agrotóxicos”, disse.

E a cada nova colheita o envolvimento dos moradores cresce. Cada um participa como pode através da doação de insumos, mudas e até trabalhos na terra. O mais importante, segundo o sindico, é a participação das crianças. A horta vem aos poucos sendo ampliada, de forma que a colheita possa atender o maior número de unidades possível, propagando integração entre as pessoas e saúde para a mesa dos moradores.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda