Campinas, 25 de Abril de 2024
PALESTRA LEI MARIA DA PENHA E CULTURA DO MACHISMO EM CAMPINAS
17/08/2016
Aumentar fonte Diminuir fonte

A advogada e ativista feminina Rosana Chiavassa, presidente da ASAS – Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas do Direito do Estado de São Paulo – ministra a palestra de abertura da 5ª edição da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, que acontece nesta sexta, 19, às 14 horas, no auditório Desembargador Benedicto Jorge Farah, na Cidade Judiciária de Campinas.

No evento, que comemora os dez anos de promulgação da Lei Maria da Penha, Chiavassa falará sobre “Avanços e ‘Desavanços’ – Lei Maria da Penha e Cultura do Machismo”. “É sempre bom e importante debatermos sobre a Lei Maria da Penha, que representou sim um avanço, mas não é a solução que se pretendia contra a violência que diariamente vitima a mulher em nosso País”, afirma a advogada.

Chiavassa entende que a Lei Maria da Penha é ótima, porém percebe que há cada vez mais mulheres descrentes porque inexiste a efetividade. “Faltam recursos para aumentar o número de Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), implementar equipes multidisciplinares e tantas outras medidas que a Lei determina e nada acontece. O pequeno serviço existente não dá conta”, afirma.

Na opinião da advogada, não há o que discutir sobre a importância da Lei Maria da Penha, mas, alerta, não é somente a punição que vai resolver este problema gravíssimo de nossa sociedade. “Devemos ensinar as crianças, em casa e nas escolas, que homens e mulheres são iguais, que elas devem ter os seus direitos e capacidade de realização respeitados e, mais ainda, que são donas exclusivas de seus corpos. Se mostrarmos às crianças, meninos e meninas, que é possível uma convivência respeitosa e igualitária, é certo que teremos no futuro uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”, afirma.  

Programação: 

14h - Abertura 

14h e 15min - Palestra Avanços e Desavanços - Lei Maria da Penha e Cultura do Machismo
Com a Palestrante Rosana Chiavassa, advogada, presidente da ASAS - 
Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas do Direito do Estado de São Paulo

15h - Palestra Programa - E Agora José 
Palestrante: Flávio Urra, Psicólogo e Sociólogo, especialização em Violência Doméstica pelo LACRI - USP e mestre em psicologia social pela PUC-SP. Diretor de Departamento de Planejamento Participativo da Prefeitura de Santo André, participa do Elo - Mulher grupo intersecretarial de Gênero da Prefeitura de Santo André. Coordenador do Programa 'E Agora José' 

15h e 45 min - Debate

16h - Apresentação de Tango com professores Juliana Gianessi e Leonardo Cunha

Programe-se

Evento: Palestra de abertura da 5ª Edição da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa
Local: Auditório Desembargador Benedicto Jorge Farah, Cidade Judiciária na Rua Francisco Xavier de Arruda Camargo, nº 300, Jardim Santana
Data: 19 de Agosto
Horário: 14h

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda