Campinas, 27 de Abril de 2024
LIAN GONG PODE SER PRATICADO GRATUITAMENTE NA PRAÇA
30/07/2016
Notícia publicada na edição n.99 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
 GINÁSTICA CHINESA

Cerca de 20 pessoas, entre homens e mulheres, se reúnem há mais de dez anos todas as terças e quintas-feiras as 7h30 na praça Celly Campello (atrás do Dalben Taquaral) para praticar Lian Gong (pronuncia-se "liam cum"). Todos os participantes são pacientes do Centro de Saúde Taquaral e a prática faz parte do programa de saúde integrativa, mas é aberto para qualquer pessoa que queira praticar. É gratuito e não precisa de inscrição.

Os professores Elisabeth Aoki e Marcos Antunes conduzem os exercícios e explicam que a ginástica foi criada na década de 60 por um ortopedista chinês que desenvolveu 18 exercícios para serem praticados diariamente (por 12 minutos cada) com o intuito prevenir problemas decorrentes da má postura, melhorar as articulações e dores musculares, além de fortalecer o coração e o pulmão.  “Mas a prática tem se mostrado também muito eficiente no combate aos sintomas do stress, ansiedades e irritabilidade”, afirma Aoki.

O grupo desenvolveu uma rede de amizade e, ao final dos exercícios, por volta das 8h30, a praça é tomada por muita conversa, risadas e brincadeiras entre os participantes. Elisabeth D’Anna explica que participa desde o início e salienta os benefícios da prática: “Além de me sentir super bem com o corpo e a mente, é uma delícia o convívio com o grupo, a amizade que desenvolvemos aqui”.

Elza Prodóscimo conheceu a atividade há três anos, quando se mudou para o condomínio em frente. As septuagenárias Elza e Elisabeth se conhecem há mais de 30 anos e ressaltam que o bom humor e energia que sentem se devem muito aos exercícios.  “Minha disposição mudou, e a prática ao ar livre é muito agradável, a gente começa o dia bem!”.

A característica básica dos exercícios do Lian Gong é a fusão de movimentos de alongamento com tração, dentro dos limites de cada praticante, explica Marcos Antunes. Por isso não hjá limite de idade. A ginástica age de forma suave sobre os sistemas circulatório e articular, mobiliza o tônus muscular, suaviza os enrijecimentos e estimula a 'lubrificação' das articulações.

“Lian” significa treinar e “Gong” significa trabalho persistente.


A Praça Celly Campello fica entre as ruas 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda