Campinas, 23 de Novembro de 2024
LIXO ELETRÔNICO
04/06/2024
Aumentar fonte Diminuir fonte
 

NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

CIRCULARE PROMOVE MUTIRÃO DE

DESCARTE DE ELETRÔNICOS

 

Lixo Eletrônico produzido no Brasil daria para encher cinco estádios de futebol e apenas 3% é descartado corretamente
Onde descartar no dia 5 de junho
BDP Campinas - Rua Osvaldo Artusi, 40 - Fazenda Sta. Cândida 


A Circulare, em parceria com a BDP Campinas, promove no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, um mutirão de descarte de resíduos eletroeletrônicos. O objetivo é mostrar como o descarte indiscriminado desses resíduos podem ser prejudiciais ao homem e impactar negativamente na preservação dos recursos naturais. “Um celular, por exemplo, pode levar centenas e até milhares de anos para se desintegrar, sem contar que em contato com o solo, ele libera substâncias químicas tóxicas, polui o solo e a água”, explica Lívia Santarelli, Gerente de Marketing da Circulare, ecossistema responsável pela ação. 

Apesar de serem os itens mais comuns, os celulares não são os únicos vilões do descarte incorreto, itens como notebooks, cabos de energia, teclados, mouse, tomadas, baterias, brinquedos eletrônicos, fechaduras eletrônicas, relógios digitais, eletrodomésticos, além de muitos outros, entram na lista dos chamados “E-Waste”, ou resíduos eletroeletrônicos. “Geralmente, ficam em armários, caixas e gavetas por meses e até anos, e depois são descartados de forma incorreta. Nós disponibilizamos mais de 15600 pontos de coleta gratuita em todo o Brasil, inclusive para retirada de grandes itens, como geladeira, lava-roupas e lava-louças, direto na residência”, explica Lívia. 

A coleta do dia 5 de junho acontece na sede da BDP, na Rua Luiz Osvaldo Artusi, 40, Fazenda Santa Cândida, das 8h às 16h. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas -  ONU, em 1972, durante a “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo, na Suécia. Segundo dados da própria ONU, o Brasil teve um aumento na produção de resíduos eletrônicos e uma piora na porcentagem de itens descartados corretamente. 

Segundo relatório publicado no início do ano, em 2023 o país gerou cerca de 2,4 bilhões de quilos de lixo eletrônico, e apenas 770 milhões foram reciclados corretamente, o que corresponde a 3,6% do total. Isso representa quase quatro vezes o Estádio Brinco de Ouro da Princesa, ou o Moisés Lucarelli, completamente lotado de lixo eletrônico. “É muita coisa, imagina quatro estádios completamente lotados de itens, é um volume gigantesco que fica na natureza, comprometendo o meio ambiente. Sem contar, que todo esse material se fosse descartado corretamente, voltaria para as fábricas e cada parafuso seria reutilizado em algo novo, fazendo a economia circular”, diz Lívia. 

Se você quiser fazer a sua parte e contribuir para a melhora do meio ambiente e ainda se livrar dos equipamentos que estão parados nas caixas e gavetas, é só reunir todo o material e levar até o ponto de coleta. 

Fora da campanha, os eletrônicos podem ser descartados corretamente, de forma gratuita. “Basta entrar no site www.circulare.com.br, imprimir a etiqueta e levar até um dos pontos de coleta de nossos parceiros, que são os Correios, pontos da JadLog e Kabum”. Itens maiores como geladeiras, lava-roupas e lava-louças podem ser retirados nas residências, é só fazer a solicitação, também através do site”, orienta.

 

 

  Última edição  
  Edição 192 - 18/05/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda