A CONVERSA AMENA DESTE SANTISTA DE RAÍZ, COM O NETO PALMEIRENSE CONCLUÍMOS QUE HOUVE DÚVIDA NO LANCE SOBRE SER PENALTI OU NÃO. E PELA DÚVIDA, ME DISSE O NETO: “O VAR” CHAMOU E COCLUIU PELO PENALTI”, COVERTIDO EM GOL A FAVOR DFO PALMEIRAS.
NA MESA COM ELE E DIANTE DA MAE DELE APARENTEMENTE SEM TIME PREDILETO DEFINIDO MAS POR NATUREZA A APOIA O FILHO; E TAMBÉM MINHA ESPOSA, TOCEDORA DO GALO (E O NETO) CUTUQUEI A ONÇA COM VARA CURTA: “E QUEM É O VAR?”
O NETO FOI ENFÁTICO: “O DONO DO JOGO!” E APOIADO LÓGICO PELA MÂE E CLARO, CLARO, PELA AVÓ.
ERA VERDADE. CONSENTI. NÃO HÁ CONTRA-ARGUMENTO CAPAZ DE SE IMPOR A UMA DECISÃO DO DONO. LEMBREI DA HISTÓRIA DO DONO DA BOLA.
MAS DECIDI REFUGAR O USO DELE POR TER EXEMPLO MAIS CONVINCENTE DE UM ‘VAR’ DE ONTEM.
NA DÉCADA DE 60/70 A VÁRZEA SANTISTA PEGAVA FOGO COM OS CAMPEONATOS AMADORES UM DOS TIMES DA ÉPOCA QUE IMPERAVA NOS CAMPOS DO CANAL 5 ERA O EC FLÓRIDA. O TEMIDO FLÓRIDA.
NAQUELA ÉPOCA ENCONTRAR ALGUÉM QUE ACEITASSE ‘APITAR O JOGO’, SER O JUIZ ERA MUITO DIFÍCIL POIS O ARA PRECISA SER ‘MUITO MACHO”. ASSIM N ESSA GUERRA FUTEBOLÍSTICA DE SANTOS HAVIA JOGOS EM ERA PRECISO TROCAR JUIZ UMA DUAS OU TRES VEZES DURANTE A PARTIDA.
QUANDO MAIS NÍNGUEM ACEITAVA O APITO OFERECIDO DE MÃO EM MÃO A QUEM ESTIVESSE MAIS PRÓXIMO DELE, O PESSOAL RECORRIA AO ‘VAR’ DE ENTÃO.
O CARA ERA CONHECIDO COMO ‘FEIÇÃO’. ISSO MESMO APENAS ‘FEIÇÃO’. E PORQUE ELE APENAS E TÃO SOMENTE ELE ACEITAVA O APITO DE UM JOGO EMPERREADO PRA CARALHO?
PORQUE ELE ERA O ‘VAR’ DA ÉPOCA! A DECISÃO DELE ALI DENTRO DAQUELE RETÂNGULO MAIS CHEIO DE MATO DO QUE GRANA, MAIS BURACO DO QUE CHÃO LISO E A VOZ DE DEUS. ÚLTIMA PALAVRA. E AS VEZES ERA A ÚLTIMA PAVRA MESMO.
QUANDO TUDO PARECIA PERDIDO NO JOGO DAQUELE DE SOL OU DE GHUVA, LÁ VINHA O ‘FEIÇÃO’ DO MACUCO COM O APITO NA MÃO. VINHA DESCALÇO COMO TODOS OS JOGADORES DA VÁRZEA VESTIA BERM UIDA CURTA COMO TODO BOM SANTISTA E SEM CAMISA COM A CORRENTINHA DE OURO COM CRUCIFIXO, SAGRADAMENTE BEIJADA ANTES DA EMPREITADA.
HOJE O FPF POE O ÁUDIO DA CALOROSA DISCUSÃO ENTRE ‘JUIZES-VAR’ SOBRE O LANCE E A GENTE VE PASSSAR NAS TELAS DA SALA MAIS DE CEM VEZ A MESMA JOGADA.
NAQUELA ÉPOCA O ‘FEIÇÃO’ COMO JUIZ TAMBÉM MOSTRAVA SUAS ARMAS. NA PARTE DE TRÁS DO CÓS DA BERMUDA, BEM FIADOS ÀS COSTA QUASE ENCOBERTOS LÁ ESTAVAM DOIS TREISOITÕES,
A PARTIR DALI O JOGO ERA O MELHOR DAQUELE DOMINGO.