Campinas, 29 de Abril de 2024
O PORCELINO
26/02/2024
Aumentar fonte Diminuir fonte


CAMPINAS/SP
 
Uma das 24 réplicas do Porcellino, estátua de bronze de um javali selvagem que tem sua versão original exposta no Mercato Nuovo, em Florença, na Itália já está noi porto de Santos e deve seguir para Espírito Santo do Pinhal/SP nesta semana . A aquisição foi em comemoração aos 150 anos da chegada dos primeiros italianos no Brasil e uma maneira de homenagear as raízes italianas da família proprietária da vinícola  Guaspari, pioneira na vitivinicultura na Serra da Mantiqueira e de todas as famílias do município com descendência da Itália. 
 
Com 1,80 metro de altura e anatomicamente realista, as outras reproduções se encontram em diversos países, como Bélgica, França e Alemanha. A estátua original foi feita pelo artista barroco Pietro Tacca e acredita-se que traz sorte a quem toca seu nariz e, em seguida, coloca uma moeda em sua boca. Quem quiser testar a “mágica” da réplica, o Porcellino chega ao Brasil de navio no final de fevereiro e irá diretamente para a Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, R. Pedro Ferrari, 300 - Parque dos Lagos, onde ficará exposta a todos os seus visitantes na reabertura da Casa Guaspari, espaço da vinícola que está em obras e será reinaugurado em março. 
 
O Porcellino traz sorte
A tradição popular diz que tocar no focinho do Porcellino, traz sorte e fortuna. O procedimento completo para a obtenção do desejo realizado seria colocar uma moeda na boca do Porcellino depois de ter esfregado carinhosamente o seu focinho. Se a moeda cair dentro da grade, traz sorte caso contrário não. As moedas arrecadadas são doadas a uma instituição de caridade.
 
 
 
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda