Campinas, 09 de Maio de 2024
VIA 'DUTO' PUCC
25/08/2023
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Éste o lado que a concessionária pretende fechar evitando passagem de pedestres


Éste lado permanecerá aberto  servindo de ida e vinda dos pedestres e será reformado para mais segurança 

A qui está a íntegra da nota oficial da Rota:


Prezado editor,

Em resposta ao seu questionamento, a Concessionária Rota das Bandeiras informa que está desenvolvendo projeto para a implantação de um guarda-corpo junto a passagem de pedestres no viaduto localizado na altura do km 136+200 da rodovia D. Pedro I (SP-065). Cabe destacar que esse guarda-corpo terá 1,50m de altura, garantindo maior segurança nas travessias realizadas no local por pedestres e ciclistas. Após a conclusão do projeto e contratação da empresa responsável pela execução do serviço, a estimativa da Concessionária é de que os trabalhos no local serão executados em até 45 dias.

Também destacamos que a proposta da Concessionária é permanecer somente com a travessia existente no sentido Jd. Santa Cândida x PUC-Campinas liberada para as travessias de pedestres e ciclistas, considerando que a travessia existente no sentido contrário está comprometida em razão da existência de uma rede irregular da Sanasa, que torna o espaço muito estreito para os deslocamentos, com segurança.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa

Concessionária Rota das Bandeiras

Em explicação complementar o responável pela área de Relações Institucionais, jornalista Stephan Campineiro informou que a empresa deverá ter 
 ter uma definição até o final da próxima semana. A proposta inicial é de implantar o guarda-corpo somente em uma das travessias e deixar a travessia onde existe a rede interditada,

HISTÓRIA DO VIADUTO



Inauguração do viaduto de acesso ao Campus I da PUC- Campinas, pelo governador Paulo Egydio Martins, em 1977. Na época era reitor Benedito José Fonseca. Para conseguir a obra houve muita luta tanto dos moradores dos dois lados da rodovia D. Pedro I como como dos estudantes da Pucc. Na época eles fizeram vários movimentos para chamar a a tenção das autoridade para a necessidade da ponte. Houve bloqueios da rodovai e passeatas incluisve noturno dos estudantes até a prefeitura no centro da cidade. NE: Este editor, na época, era estudante do segundo ano de Jornalismo e particiou ativamente dos movimentos pró viaduto incluisve como Integrande do DA 5 de Maio de Comunicações.




Embaixo da ponte já havia a Rodovia Dom Pedro, a qual foi inaugurada no final de 1972. Hoje o grande espaço foi preenchido por vários imóveis comerciais, residências, postos de combustíveis, casa de show e industrias. Assim o viaduto se transformou em rota de trânsito intenso com várias linhas de ônibus que atendem a Pucc e também a Unicamp onde esta o Hospital das Clínicas.

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