Campinas, 28 de Março de 2024
CETESB NA ÁREA
02/08/2022
Aumentar fonte Diminuir fonte
 Executivos vistoriam área contaminada no Mansões Santo Antônio 

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, ao ar livre e texto que diz

 

Uma equipe de executivos da Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo incluindo o diretor geral Domênico Tremarolli esteve hoje pela manhã vistoriando a área contaminada no bairro Mansões Santo Antônio para depois, a tarde, se reunir na Prefeitura com as autoridades responsáveis. Segundo Domenico, órgão que dar cerelidade à solução do problema no loca. “Afinal é um caso de contaminação antigo que não pode continuar como está. Queremos agilizar para resolver em definitivo o quantos antes esta situação. Algumas medidas imediatas como a liberação do prédio em construção que seria moradia de estudantes já estão sendo providenciadas.   

 

PREFEITURA INTERDITA APARTAMENTOS

     A interdição feita ontem dia 1 de agosto pela Prefeitura de dois apartamentos no térreo do Bloco A e da área do playground para que ninguém, tenha “contato dérmico com o solo dos apartamentos e do playground” como diz a ordem de interdição publicada ontem no DO do município tem pouco efeito prático uma vez que os apartamentos já estão desocupados há mais e dois anos e até mais tempo que o parque não é utilizado. E a manutenção da interdição das garagens e do subsolo determinada pela Cetesb também é apenas reforço à situação já existente há anos. 

JORNAL FEZ VISITA EM JUNHO DE 2021

TEXTO DA EDIÇÃO 146:

“A visita ao Condomínio Parque Primavera que tem duas torres interditadas pela contaminação do solo provocada pela Proquimica, empresa que funcionou por muito tempo nos terrenos do condomínio, só serviu para confirmar que não houve muitas mudanças nestes vinte anos.

O terreno onde seriam erguidas as outras quaro torres componentes do condomínio virou um verdadeiro matagal. A quarta torre que seria erguida ao lado das outras três também não teve início. As duas interditadas pela prefeitura de Campinas. Continuam deteriorando mais e mais a cada dia. Segundo informações de moradores e de alguns proprietários de apartamentos nessas torres, as unidades residenciais foram saqueadas e estão praticamente destruídas.

Até fiação dos quadros na entrada das torres B e C foram levados.

A extração de gás do solo tem equipamentos instalados no sobsolo da torre A. Moradores do térreo deixaram o local e a locação está muito dificil. Esta é o apartamento mais próximo da extração de gases do solo que funciona 24 horas por dia. Depois de tratado é liberado por dois tubos que ficam junto ao muro do condomínio.

 

PROCESSO NA CETESB

 

A novidade, se é que pode ser chamada assim, é o relatório de autoria da firma contratada para a extração dos gases que foi concluído, entregue à Secretaria do Verde da prefeitura e repassados a Cetesb.

Só depois da liberação do relatório pela Cetesb, cujo processo está prejudicado pela pandemia, segundo funcionários daquele órgão. é que se dará conhecimento público da situação.

Depois ainda vem a questão da ‘remediação’ que consiste em melhoras as condições do solo contaminado. Quando, como e quanto vai custar ninguém informa.

Assim, quem realizou o sonho da casa própria comprando apartamentos no condomínio contina sem ter a quem recorrer.

A negociação com a construtora Comcima, desde o início é muito complicada. O sonho acabou virando pesadelo. O dinheiro investido é considerado perdido pela maioria dos que compraram o imóvel"

 

 

 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda