Campinas, 29 de Março de 2024
DIA DOS AVÓS
27/07/2022
Aumentar fonte Diminuir fonte

DIA DOS AVÓS, ONTEM HOJE E SEMPRE...

 

 Quem teve a oportunidade de conviver com os avós entende bem o que as pesquisas recentes estão comprovando: o risco de depressão e ansiedade é menor quando eles estão por perto. Num caminho de mão dupla, tanto netos quantos avós se beneficiam da relação e a família que consegue manter essa convivência frequente sente diferença nos apoios emocionais. A revista americana “The Gerontologist” publicou há alguns anos a pesquisa que analisou quatro gerações comprovando que avós e crianças que convivem têm melhor saúde emocional. Para os pequenos, os avós são companhias confiáveis na ausência dos pais. Já para os avós, essa convivência mantem uma vida ativa e estimula a cognição, diminuindo chances de doenças degenerativas.

Essas afirmações estão presentes em vários estudos científicos, como o conduzido por James Rilling, antropólogo da Universidade de Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos. Os resultados mapeados por ele indicaram (por meio de ressonância magnética funcional) um aumento nas atividades na área do cérebro associada à empatia emocional, em situações relacionadas a interação com as crianças. Em entrevistas, o cientista explicou que ao conviver com os netos, os avós reativam de forma espontânea e inconsciente sentimentos da própria infância e esse relacionamento proporciona um crescimento livre de preconceitos etários para a criança, como também auxilia o idoso na motivação, autoestima e alegria de viver.

Outra pesquisa, coordenada pela “Berlin Aging Study” mostra que avós que cuidam de netos têm 37% menos risco de morte do que pessoas na mesma faixa etária que não se relacionam com crianças. O estudo aponta também que a proximidade emocional entre netos e avós protege contra transtornos mentais, além de favorecer habilidades socioemocionais. Já para a criança, sentir-se aceito e amado pelas avós contribui para a autoestima.
#revista Metropole

 


  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda