Campinas, 29 de Março de 2024
SONHO DA ESQUINA
18/06/2022
Aumentar fonte Diminuir fonte
 SONHOS DA ESQUINA” MISTURA BRASILIDADES E JAZZ AMERICANO


Cibele Vieira - Especial Caderno C - Correio Popular


Inspirado na música brasileira que marcou a época do Clube da Esquina, mas com a improvisação do jazz americano, o quarteto faz vários shows em Campinas
O trombonista americano Ryan Keberle toca com seus parceiros brasileiros, o quarteto Coletivo do Brasil, no lançamento do álbum “Sonhos da Esquina”, com várias apresentações em Campinas nesta e na próxima semana. Na sexta (17) na Cervejoteca, no domingo (19) na Rabeca Cultural, na segunda (20) na Batataria de Barão Geraldo e na quinta (23) no Sesc.
Ryan esteve no Brasil em 2017, quando conheceu os músicos paulistas que, como ele, compartilham um profundo amor pela sofisticada tradição musical do Brasil. Inspirados principalmente pelas composições de Milton Nascimento e Toninho Horta, eles começaram a sonhar juntos com a produção de um disco, que foi gravado em São Paulo e é lançado agora. "Me apaixonei pela música brasileira quando ouvi Elis Regina pela primeira vez, décadas atrás", conta Ryan Keberle.
Ele veio ao Brasil quando se afastou temporiamente de suas funções como diretor do programa de música da Universidade Hunter College, em Nova Iorque. Em São Paulo, conheceu três músicos paulistas: o pianista Felipe Silveira, o baixista Thiago Alves e o baterista Paulinho Vicente. “Thiago, Paulinho e eu tocamos juntos há 17 anos, com o Ryan somos como quatro irmãos”, diz Felipe Silveira, que é campineiro. Não demorou para que Keberle e o trio brasileiro se consolidassem como um quarteto, que passou a se chamar “Coletivo do Brasil”.
Logo, uma nova música - com as raízes afrocentradas do Jazz e da Música Brasileira - passou a ser aperfeiçoada durante a realização de shows na capital e em cidades do interior de São Paulo. O projeto deu tão certo que decidiram gravar o álbum, o que aconteceu com a volta de Ryan no Brasil cerca de um ano depois. Ele foi o responsável pelos arranjos no repertório do álbum. O grupo já faz planos para a gravação de um novo álbum, ainda este mês, em homenagem a Edu Lobo.


PROGRAME-SE
Sonhos da Esquina
Sexta, 17.06, 18 h – Cervejoteca (Av. Barão de Itapura, 2934)
Domingo, 19.02, 19 h – Rabeca Cultural ( Av. Dona Maria Franco Salga
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda