Campinas, 23 de Abril de 2024
ESTAÇÃO CULTURA NÃO!
18/03/2022
Aumentar fonte Diminuir fonte
 NOTA DE REPÚDIO SOBRE A VENDA DA ESTAÇÃO CULTURA
 
Nós organizações e movimentos culturais abaixo assinados, viemos por meio desta nota, repudiar veemente a decisão de revisão das resoluções dos tombamentos que envolve a Estação Cultura Prefeito Antonio da Costa Santos e o Pátio Ferroviário da FEPASA.
 
A Estação Cultura é um patrimônio histórico e tombado que possui um valor fundamental para memória da cidade de Campinas e desde 2003 se referenciou como um importante centro cultural plural, público e multilinguagens. 
 
É um espaço estratégico para a difusão, produção e circulação da cultura que tem sido desmontado e abandonado desde a gestão de Jonas Donizetti. 
 
Os processos de interesses imobiliários escondidos sob a máscara de “cuidados” e  “revitalização” da cidade já roubaram espaços culturais importantes de Campinas como a Igreja do Rosário (1956) e o Teatro Municipal (1965). Tais processos são vistos hoje como métodos ultrapassados de pensar o espaço urbano, caminhando na contramão da preservação de patrimônios, do meio-ambiente (porque ignora o impacto ambiental das megas estruturas) e da qualidade de vida.
 
Modificar essas resoluções de tombamento tem como desculpa mais um processo de “revitalização”, agora do Pátio Ferroviário. O fato porém é que esta ação significa a implementação de um projeto de privatização do espaço Estação Cultura em que a prefeitura e as outras esferas do governo, se encontram em aliança com o mercado para especulação imobiliária do local, desvirtuando assim, o caráter público e cultural do equipamento.
 
Nesse sentido, além deste repúdio público, reafirmamos que somaremos esforços em um amplo processo de mobilização e debate junto à sociedade visando a defesa e a valorização da Estação Cultura com seu caráter público e cultural!
 
ASSINAM:
 
- Setorial de Cultura do PT Campinas
- Secretaria de Cultura da CUT SP
- Mandato da Vereadora Guida Calixto PT
- Centro Cultural Esperança Vermelha
 
#DárioAEstaçãoÉPúblicaEPraCultura!
#EstaçãDaCulturaÉPraCultura
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda