Campinas, 26 de Abril de 2024
NOBREGA NA UNICAMP
15/03/2022
Aumentar fonte Diminuir fonte
 ANTONIO NÓBREGA VOLTA À UNICAMP 37 ANOS DEPOIS



CAMPINAS/SP


Antonio Nóbrega celebra 70 anos, 50 de carreira voltando de volta à Unicamp como artista residente.

O ano de 2022 marca a celebração dos 70 anos de vida e das cinco décadas de carreira do multiartista pernambucano Antonio Nóbrega. Ele chega à Unicamp em março para uma programação de seis meses no Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente, sob a coordenação do Instituto de Estudos Avançados (IdEA). Mestre da dança, da música, do teatro e da poesia, Nóbrega volta à Universidade – onde atuou como professor no Instituto de Artes – incumbido da missão de ampliar o holofote sobre a cultura popular brasileira na contemporaneidade.

Brasisbrasil é o título do livro que está escrevendo, fruto de décadas de pesquisas, e onde questiona a suposta diversidade cultural que mantém o país unido em sua heterogeneidade. “Nós nos deixamos levar por uma espécie de inconsciência conceitual em relação à cultura brasileira. Nos regozijamos muitas vezes em afirmar que o Brasil é um país com diversidade cultural. Há diversidade, mas, ao mesmo tempo, temos uma unidade cultural popular. Carimbó, tambor de crioula, batuque paulista e coco de roda são tão diversos quanto homogêneos. Precisamos entender por que isso é assim. É o que pretendo mostrar nesses encontros.”

A residência artística será composta por uma série de 12 reuniões presenciais e quinzenais, intitulada Brasisbrasil – ciclo de encontros com Antonio Nóbrega, a ser iniciada em 15 de março, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Haverá uma parte prática, com oito oficinas de dança, poesia, música e teatro na sede do IdEA, e também encontros virtuais. Dois deles serão feitos diretamente de Portugal, onde estará em maio para pesquisas sobre a cultural popular lusitana e sua relação com o Brasil.

Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente com Antonio Nóbrega Brasisbrasil – ciclo de encontros com Antonio Nóbrega começou na manhã da terça-feria dia 15 no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.



A introdução do BrasisBrasil não teve o número de presentes esperados se consideradas as mais de 150 inscrições para o encontro. Quem foi viu o artista buscar na história as origens da cultura brasileira. Foi uma verdadeira aula de história cultural para introduzir os inscrito no mudo da arte brasileira.

durante quase duas horas ele vasculhou o universo africano e europeu de onde vieram as primeiras m anifestações culturais para o Brasil. "Fica muito claro, nas diversas culturas brasileiras deste Brasil que o forte mesmo é a interferência africana. Isto não é caracteristica do Brasil só não, mas de toda américa latina e central".



E ao final, mesmo garantindo que não era sua intenção, acabou sacando o violão disponível estrategicamente ao seu lado no palco e mandou um som para deleites dos presentes.

Os próximos estão marcados para 29/03, 12/04, 26/04, 31/05, 14/06, 28/06, 12/07, 26/07, 09/08, 23/08 e 06/09.

Horário: 10h às 12h

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp

Endereço: Rua Albert Sabin, s/nº, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas

Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda