Campinas, 23 de Abril de 2024
ENSINO INTEGRAL
08/10/2021
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CAMPINAS VAI TER SEIS ESCOLAS NO
PROGRAMA DE ENSINO INTEGRADO

CAMPINAS LESTE
SADIWALDE DE OLIVEIRA COELHO PROFESSOR
CAMPINAS LESTE
ATALIBA NOGUEIRA BARAO
CAMPINAS OESTE
JOAO FIORELLO REGINATO PROFESSOR
CAMPINAS OESTE
MARIA JULIETA DE GODOI CARTEZANI PROFESSORA
CAMPINAS OESTE
NORBERTO DE SOUZA PINTO PROF DOUTOR
CAMPINAS OESTE
PEDRO SALVETTI NETTO PROFESSOR

A partir de 2022, mais 158 escolas estaduais da região de Campinas farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI). O anúncio da expansão do programa para 952 unidades de todo estado foi feito nesta sexta-feira (08) pelo Governador João Doria e pelo Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, no Palácio dos Bandeirantes.   

 

O segundo processo de adesão ao Programa deste ano, conduzido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), validou 171 escolas que estão em 103 municípios, dos quais 31 vão ter as primeiras PEI. Este grupo se soma as 781 unidades anunciadas no último mês de julho. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1077 escolas, de 308 cidades, de todas as 91 Diretorias de Ensino. 

 

O governador Doria destacou a importância deste avanço na educação e a oferta de um ensino de cada vez mais qualidade. "A meta que era dezembro já está sendo atingida agora. São Paulo é o estado com o maior número de escolas de tempo integral em todo o Brasil. Alcançamos 2.029 escolas de tempo integral, quase seis vezes mais do que tínhamos dois anos e meio atrás", afirmou. 

 

Agora, a Seduc-SP passa a atender mais de 1 milhão de estudantes da educação básica*, conforme explicação do Secretário Rossieli. 

 

"No último anúncio falamos que em 2022 seriam 929 mil vagas em PEI. Considerando essas 171 novas escolas, são mais 97 mil vagas. Nosso grande esforço tem sido melhorar as condições e a nossa Educação em todos os aspectos. Então, transformar as escolas em ensino integral tem sido uma das missões", diz Rossieli Soares.  

 

Com o avanço, a partir do próximo ano letivo, serão 261 escolas do PEI de Anos Iniciais (1° ao 5°ano), 1563 de Anos Finais (6° ao 9°ano) e 1570 de ensino médio (que representam 18%, 42,6% e 43% da rede estadual, respectivamente). 

  

Modelo que potencializa a formação integral 

 

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. 

 

São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. 

  

Mais escolas 

 

O número de escolas do PEI irá aumentar em quase 6 vezes em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. Eram ofertadas 115 mil vagas. 

 

Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022. 

  

IDEB e alcance 

 

Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa. 

 

– Escolas PEI cresceram 1,2 ponto no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6. 

– Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs.– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs. 

  

95% de satisfação 

 

Em agosto de 2020, a Seduc-SP avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI: 

 

– De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão; 

– De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas; 

– 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas. 

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