Campinas, 28 de Março de 2024
CNH CAMPINAS
13/09/2021
Aumentar fonte Diminuir fonte
 

Dados do Detran.SP indicam que Campinas tem população habilitada superior à capital 

 

Na relação entre o número de habitantes e de habilitados, o índice do município é de 63%, enquanto o da capital é de 50%

 

Campinas, 13 de setembro de 2021 – Levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) aponta que a Campinas possui proporcionalmente mais cidadãos habilitados do que a capital paulista.

 

Com 1,2 milhão de habitantes, Campinas tem 776.691 condutores (63%). Já a cidade de São Paulo registra população de 12,4 milhões e 6,2 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) registradas, o que representa 50% da população habilitada. 

 

Dos 46,6 milhões de cidadãos paulistas, 25,9 milhões possuem CNHs registradas no Departamento de Trânsito. O número representa 55% do total de cidadãos habilitados na comparação com a população do Estado de São Paulo. O levantamento foi realizado com base nos dados de julho de 2021. 

 

"Esses números revelam o impacto que um sistema de transporte coletivo integrado, como o que existe na capital, exerce sobre a utilização do veículo particular no cotidiano dos cidadãos", afirma o presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

 

 

Mas por que as cidades do interior paulista possuem um número maior de cidadãos habilitados? Segundo o arquiteto e professor de Planejamento Urbano da PUC-Campinas, Thiago Amim, a dispersão urbana de cidades menos adensadas e mais espalhadas do que a capital acarreta em uma procura maior pelas habilitações e, consequentemente, a utilização de veículos particulares.

 

"O desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo e de sua densidade populacional viabiliza a utilização de mais transportes públicos como linhas de trem, metrô e ônibus. No interior temos a verticalização dos municípios e a dispersão dos habitantes em áreas maiores e mais distantes, o que dificulta uma caminhada a pé ou a utilização de um transporte público, que leva muito mais tempo do que uma viagem de carro ou moto. Além disso, muitas cidades são circundadas por rodovias o que motiva também a procura pela habilitação", ressalta Amim.

 

O professor destaca outro ponto que envolve a procura pela CNH: o chamado "movimento pendular", que é realizado normalmente por pessoas que viajam de um município para o outro diariamente e voltam para sua cidade no fim do dia para dormir. "No interior há a necessidade de um deslocamento maior sem tantas opções de transporte público como na capital. Isso também reflete na busca pela habilitação", finaliza. 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda