Campinas, 19 de Abril de 2024
PROGRAMA RECOMEÇO
16/07/2021
Aumentar fonte Diminuir fonte
 Programa Recomeço tem 57% de vagas disponíveis
para tratamento de dependentes químicos

O Programa Recomeço tem atualmente 69 vagas disponíveis para tratamento de dependentes químicos. São 64 para homens e cinco para mulheres. Isso representa 57% do total disponível para o município. Segundo a coordenadoria setorial de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, a expressiva maioria dos beneficiários do Programa Recomeço é composta de pessoas em situação de rua.


A coordenadoria informa também que, por se tratar de um tratamento não compulsório, há no momento uma grande disponibilidade de vagas. Campinas tem atualmente 121 Cartões Recomeço, com 100 vagas para homens e 21 para mulheres. Há 34 em uso no caso masculino e 16 no caso feminino.


Pioneirismo

Campinas foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o programa Recomeço, em junho de 2013, no qual dependentes do crack, álcool e outras drogas podem se tratar em centros especializados. Trata-se de um benefício usado para a recuperação de dependentes químicos em entidades especializadas.


O benefício é para dependentes que procurarem recuperação voluntariamente. O paciente recebe um cartão com os seus dados, o Cartão Recomeço, que serve para controlar a sua presença ao longo do tratamento. O valor disponibilizado para a o tratamento é o equivalente ao tempo necessário para sua recuperação. A duração do benefício é de até 180 dias (seis meses), considerado por especialistas o tempo adequado para a recuperação do dependente. Qualquer dependente químico que aceite o tratamento voluntario, seja maior de idade (a partir dos 18 anos) e resida em Campinas.


Os dependentes e seus familiares podem procurar a Coordenadoria de Prevenção às Drogas, que fica na Rua Barreto Leme, 1550, no centro da cidade, ao lado da Prefeitura. O telefone para contato é 3282-9209.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda