Campinas, 20 de Abril de 2024
EXPORTAÇÃO PARA PEQUENAS
22/04/2021
Aumentar fonte Diminuir fonte
 Pequenas e médias empresas podem ter na exportação um caminho mais curto para a recuperação econômica
 
Programa de capacitação gratuito na região metropolitana de Campinas orienta a entrada no comércio exterior
 
Segundo Olavo Furtado, gerente executivo do programa PEIEX-Facamp, no começo da pandemia muitas empresas desistiram por causa das incertezas, mas no momento o caminho tem sido inverso. Por causa da instabilidade jurídica e econômica e pelo fato de outros países estarem retomando suas economias antes do Brasil, agora tem havido um aumento de procura pelos cursos que capacitam as pequenas e médias empresas a entrar no comércio exterior. "Se imagina que haja uma maior perspectiva de fim dos entraves econômicos da pandemia e que as empresas queiram estar prontas para exportar quando houver a plena retomada. Não depender exclusivamente do mercado nacional, que é importante, mas o mercado externo no momento pode oferecer uma maior segurança para os negócios."
 
A FACAMP e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) firmaram convênio para capacitar 200 empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a se tornarem exportadoras, dentro do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).
 
O PEIEX é implementado por meio de parcerias com instituições que conhecem comércio exterior e que podem mobilizar profissionais e especialistas dedicados a orientar os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo. Na RMC, a FACAMP foi a parceira escolhida no final do ano passado para reativar o programa numa das regiões mais dinâmicas do país.
 
A volta do programa à RMC é oportuna, uma vez que a crise econômica impõe severos desafios às pequenas e médias empresas. Em momentos difíceis as empresas precisam buscar novos mercados, inclusive mercados externos e o programa tenta desmistificar a percepção de que a exportação é uma opção restrita apenas a grandes empresas. Segundo o professor Rodrigo Sabbatini, coordenador do convênio PEIEX-Facamp, as empresas de menor porte também podem acessar os mercados externos, desde que se preparem. "Usamos nossos conhecimentos em gestão, relações internacionais e economia para ajudar as empresas a encontrar o caminho das pedras da exportação e contribuir para o aumento da competitividade das empresas da RMC".
 
SERVIÇO
 
Empresas interessadas no PEIEX na RMC podem enviar um e-mail para peiex@facamp.com.br.
 
APEX-Brasil: http://portal.apexbrasil.com.br/quem-somos/
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
 
PEIEX: http://portal.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresapeiex/
 
FACAMP: http://www.facamp.com.br .
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda