Campinas, 29 de Março de 2024
FEIRA DE CIÊNCIAS
13/03/2021
Aumentar fonte Diminuir fonte
Jovens de Campinas e região são destaque na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace)
Patrocinada pela Petrobras, Febrace 2021 seleciona trabalhos em níveis fundamental, médio e técnico
 
12 de março de 2021
 
Jovens de Campinas e região estão entre os finalistas da 19ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), evento patrocinado pela Petrobras e promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 15 a 27 de março. Entre os 345 projetos selecionados de todo o Brasil, 16 são de escolas de Campinas, 5 de Jundiaí, 3 de Hortolândia, 2 de Santa Bárbara d’Oeste, 2 de Monte Mor, 1 de Limeira, 1 de Americana e 1 de Sumaré.

Os projetos de estudantes da região de Campinas abrangem assuntos variados, como o desenvolvimento de um copo sustentável a partir do amido da jaca mole, um sistema de reconhecimento de imagens para identificação de espécies animais e o protótipo de robô autônomo limpador de resíduos de baixo volume em praias com areia fina.

“Desenvolver projetos que tragam soluções inovadoras para a sociedade, esse foi o desafio aceito por estes e outros estudantes do Brasil. A Febrace é uma vitrine de talentos que, além de incentivar os estudantes à pesquisa científica, premia as melhores ideias, que podem ser vistas e votadas pelos internautas”, diz Aislan Greca, gerente de Patrocínios e Eventos da Petrobras.

“A Febrace incentiva a reflexão, a criatividade e inovação para solução de problemas. Isso faz parte do nosso dia a dia na Petrobras. É importante estimular os estudantes a superar desafios e ultrapassar a barreira do conhecimento científico por meio da pesquisa e da experimentação”, complementa.

Parceira há 15 anos da Febrace, criada em 2003, a Petrobras participa desta edição, que será integralmente online, com um estande interativo onde os participantes poderão responder a um quiz e concorrer a prêmios. Além dos estandes virtuais dos patrocinadores, a Febrace realizará palestras entre os dias 17 e 25/03, sempre das 16h às 16h45, pelo canal da feira no YouTube. As palestras serão ao vivo e ficarão disponíveis no site.

A plataforma Febrace Virtual, que abrigará o evento, permite que o público participe da feira e vote nos projetos. Os visitantes poderão assistir palestras e lives, visitar a mostra dos projetos, conhecer os estandes dos patrocinadores e até tirar foto de recordação.

“Em 2021, a mostra de projetos finalistas, mesmo sendo virtual, terá o mesmo rigor científico e de infraestrutura, garantindo a exposição dos projetos e avaliação por especialistas em uma plataforma especialmente desenvolvida, possibilitando a interação entre o público e os participantes, e uma votação integrada com o Facebook, onde os estudantes poderão curtir e votar nos projetos preferidos, conta a coordenadora científica da Febrace, professora Roseli de Deus Lopes. A votação popular garante uma premiação à parte e não interfere nas bancas de avaliação que selecionam do 1º ao 4º lugar de cada categoria.

Premiação

Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, ganham troféus, medalhas, e certificados e o reconhecimento de alguns patrocinadores, são cerca de 300 prêmios. Também são selecionados projetos para concorrer na Regeneron ISEF 2021 – a maior feira internacional do gênero, que ocorre de 16 a 21 de maio.

Estudantes de todo país podem participar. Para 2021 foram mais de 3 mil inscritos. Durante a fase de seleção e na mostra de finalistas, são analisados critérios como: criatividade e inovação; aplicação de método científico ou de engenharia, profundidade da pesquisa e clareza da apresentação. A Febrace teve 345 trabalhos finalistas, de todas as regiões do país, envolvendo mais de 700 estudantes e 482 professores de 295 escolas.

Serviço:

Conheça os finalistas no site da Febrace;

Acompanhe a premiação no dia 27/3, a partir das 15h, no Youtube;

Visite a feira na plataforma Febrace Virtual (disponível de 15 a 26/3)
 
 
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda