Campinas, 24 de Outubro de 2020
DIA DI CICLISTA
15/08/2020
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O Dia Nacional do Ciclista ser celebrado na prxima quarta-feira (19 de agosto. A lei que estabelece a data comemorativa, sancionada em novembro de 2017 (Lei 13.508/2017), tem o objetivo de refletir sobre segurana do ciclista e a importncia da bicicleta como transporte ecolgico. Alm sustentveis, sem poluir o meio ambiente, asbikesso timas opes para quem busca um estilo de vida mais saudvel. De acordo com o professor do ncleo de ps-graduao em Educao Fsica daFacauldade IDEHumberto Gomes, o ciclismo uma atividade que, de forma em geral, tem pouco impacto sobre as articulaes, minimizando os riscos de leses.

"Todavia, o ato de ficar sentando, s vezes, por longas horas, pode causar desconforto na regio lombar. Entre as dicas, use roupas e sapatos confortveis, alm de ter uma bicicleta ajustada para o seu tamanho. Se ela for grande ou pequena demais para sua estatura, poder causar incmodo depois de certo tempo de atividade". O professor recomenda tambm realizar exerccios de alongamento antes de pedalar, principalmente na regio lombar. J ao iniciar a atividade, os ombros devem ficar relaxados e o olhar apontado para a frente, o que vai permitir mais conforto e segurana.

Entre os pontos positivos do ciclismo, que ele serve como porta de entrada para sair do sedentarismo. "Algumas pessoas que esto menos condicionadas fisicamente ou acima do peso sentem desconforto na caminhada por causa do impacto, por exemplo. Nesses casos, a bicicleta se torna grande aliada", explica Humberto. Outros benefcios so o fortalecimento dos membros inferiores, emagrecimento, melhora no perfil lipdico (colesterol e triglicrides) e ajuda no controle da hipertenso e glicose (acar no sangue). "Importante destacar que para ter esses resultados preciso adotar um estilo de vida mais saudvel, como uma alimentao balanceada", ressalta o professor do ncleo de ps-graduao em Educao Fsica.

PREPARAO E CUIDADOS
– " como andar de bicicleta, a gente nunca esquece", diz um ditado popular. Mas quem no pedala h muito tempo tem que tomar alguns cuidados para no se machucar. No incio da atividade fsica, o indivduo, principalmente o sedentrio, deve comearde forma progressiva e gradual, de forma que v aumentando aos poucos a velocidade e distncia percorrida. "J os que pensam em adotar o ciclismo como uma atividade fsica sistemtica, devem procurar um profissional de educao fsica para orientar sobre abikeideal e montar um programa de treinamento, de acordo com o objetivo do aluno", explica o professor de ps-graduao em Educao Fsica Humberto Gomes.

Podendo ser praticado por crianas e pessoas maisvelhas, outro ponto importante a segurana do usurio. "Capacete e luva so acessrios fundamentais. Caso o ciclista venha a pedalar noite, o uso de lanternas e farol serve para reforar ainda mais a segurana". Alm disso, deve-se observar se vai sentir dores no corpo aps praticar o ciclismo por um certo tempo. "No incio, at normal sentir desconforto na lombar e glteos. Mas se persistir, procure um profissional de educao fsicas para verificar se abikeest ajustada adequadamente. Existem profissionais que realizam esses ajustes, chamados debike fit", orienta o professor.

HIDRATAO E ALIMENTAO – Seja para quem vai usar a bicicleta como recreao, meio de transporte ou esporte, o primeiro passo se hidratar bem. A recomendao ingerir, diariamente, de 30 a 40 ml vezes o peso da pessoa, que seria uma mdia de dois a trs litros de gua, por dia. Quem no tem o costume de beber muita gua, j comea atrs na largada e corre mais risco de desidratar durante as pedaladas. E se o percurso for muito grande, ultrapassando mais de 1 hora de atividade, interessante introduzir carboidratos. "A partir desse tempo, preciso fazer a reposio energtica e de sais minerais, pois o ciclista comea a perder com o suor. Assim, pode-se optar por frutas e rapaduras como pitada de sal, bolacha salgada e isotnicos, a exemplo da gua de coco", recomenda o professor de ps-graduao em nutrio esportivaDeivid Freire.

O ps-treino ou peri-treino (caso a pessoa continue pedalando) s deve ser feito se for uma pedalada longa. "Treinos curtos no precisa de reposio, principalmente quando se tem 24 horas para descansar. Mas se a pessoa, no mesmo dia, faz 30 minutos debikee depois pratica outra atividade fsica, por exemplo, interessante fazer refeies mais ricas em carboidratos entre um treinamento e outro", conta Deivid. O professor de nutrio da Faculdade IDE sugere ainda o caf expresso ou concentrado como opo prtica e fcil de pr-treino, que deve ser tomado uma hora antes da atividade fsica. "E para quem j est acompanhado por nutricionista, suplementos a base de cafena, manipulados e adaptados pelo peso do paciente so indicados tambm", completa o professor do ncleo de ps-graduao em nutrio .

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