Campinas, 25 de Abril de 2024
TESTAGEM DE COVID19
12/08/2020
Aumentar fonte Diminuir fonte

Bairros recebem teste rápido para detectar Covid

A região leste de Campinas participa do inquérito sorológico realizado na cidade para avaliar a progressão da pandemia. Nesta quarta-feira, 12/08/2020, uma residência da Rua Alberto Belintani (região do Mansões Santo Antonio) foi sorteada para receber a equipe do Centro de Saúde Taquaral e realizar o teste rápido em um dos moradores. O resultado ficou pronto em 10 minutos e, segundo a enfermeira Bruna Queiroz, foi negativo. O bairro, segundo dados dos hospitais da Unicamp, já tem 231 casos confirmados de Covid e 16 mortes.

A testagem está sendo feita em todos os bairros da cidade, desde o final de julho, num total de 2 mil residências (casas e apartamentos) sorteados por um programa de computador.
A metodologia de amostragem foi feita em parceria com a Unicamp e a Secretaria Municipal de Saúde. O teste é feito por equipes dos Centros de Saúde com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e colocada sobre uma placa que examina a quantidade de anticorpos, indicando se a pessoa já teve contato com o coronavirus. Quando o resultado é positivo, o teste é aplicado nos demais moradores da residência. 

Este é o segundo inquérito sorológico realizado na cidade e os dados serão comparados com o primeiro, realizado 9 e 20 de junho.  Neste, das 1.937 pessoas testadas 43 tiveram resultado positivo (2,22%). Pela projeção, esse resultado estima que 27.087 campineiros já tiveram a Covid-19, ou seja, a cada quatro pessoas com a Covid-19, uma é notificada. O objetivo da ação é ter um comparativo da epidemia na cidade.

LEGENDAS:
FOTO 1 - PACIENTE FURA O DEDO PARA COLHER SANGUE
FOTO 2 - ENFERMEIRA CHECA RESULTADO  NO LEITOR
FOTO 3 - LEITURA DE UM TRALO NO LEITOR INDICA AUSÊNCIA DO VÍRUS (TESTE NEGATIVO)
FOTO 4 - LAUDO CONFIRMANDO RESULTADO E LEITOR OFERECIDO AO PACIENTE



  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda