Campinas, 28 de Março de 2024
CAMPINAS AMARELOU
07/08/2020
Aumentar fonte Diminuir fonte

Interior tem evolução positiva no combate à Covid-19, informa Desenvolvimento Regional 

 

86% da população paulista avança para a fase amarela do Plano SP 


 Na entrevista coletiva de hoje (7) no Palácio dos Bandeirantes, membros do Governo do Estado e do Comitê de Contingência do coronavírus anunciaram a 10ª atualização do Plano SP e forneceram as informações mais recentes sobre o enfrentamento da pandemia e as medidas de retomada da economia. Na 10° Classificação do Plano SP, nove regiões do interior progrediram para fase amarela: Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté.  

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, enfatizou melhoria da situação no interior do estado neste momento, e o Governador João Doria afirmou:  "Com a evolução de todas essas regiões, temos no estado de São Paulo 86% da população em áreas localizadas na fase amarela do Plano SP." 

"O interior apresentou redução em três indicadores: 10% de diminuição no número de casos de coronavírus, 7% nas internações e 4% no número de óbitos", disse o secretário Vinholi. 

"Há ainda duas regiões avançando da fase vermelha para fase amarela. Ribeirão Preto, que saiu de 6,83 leitos de UTI por cem mil habitantes para chegar agora a 22,8. Esforço conjunto  dos gestores municipais e do Governo do Estado, que baixou a ocupação de leitos de 94% para 73%. Foram dois meses desta região na fase vermelha e agora foi possível o avanço direto para fase amarela com a grande evolução na capacidade hospitalar", comemorou Vinholi. 

A região de Piracicaba vivenciou situação análoga. Apresentava apenas 9,66 leitos de UTI por cem mil habitantes e hoje exibe 15,4, com queda na ocupação da última atualização para esta,  de 85% para 70%.  

As regiões que vem da fase laranja para amarela apresentaram evolução durante o período e progrediram nesta atualização por conta da evolução na capacidade hospitalar aumentada. O  Vale do Paraíba teve queda no número de internações e óbitos. Lá os 7,05 leitos por cem mil habitantes alcançam hoje 20 leitos.   

O Secretário de Desenvolvimento Regional informou ainda que as regiões dobraram seus leitos de UTI. São elas: Campinas, Sorocaba, Araçatuba, Marília, São João da Boa Vista e Bauru. 

Quanto às regiões que seguem na fase vermelha, Franca mostrou reação forte em sua capacidade hospitalar. O número de leitos dobrou de 4,32 leitos por cem mil habitantes para   9,2. "Ao longo desta próxima quarentena, chegaremos no triplo da implementação de leitos  do que havia antes nesta região, com 45 novos leitos, sendo 35 na região e 10 na Santa Casa que possibilitarão sair de 80 leitos hoje para 125 leitos até o final deste período", disse Vinholi.   

O Vale do Ribeira retrocedeu na semana passada para fase vermelha, mas já reestabeleceu sua capacidade hospitalar, saindo de 80% para 61%. Diminuiu também o número de casos em 27% e o de óbitos em 24 %. Mas ainda segue com internações em leve crescimento, e  continuaremos observando neste período, concluiu Vinholi. 

 

Prolongamento da quarentena 


A coletiva de imprensa informou ainda o prolongamento da quarentena no estado, de 8 a 23 de agosto. Na educação, foi anunciada a retomada das aulas no estado. Aulas presenciais (rede pública e privada) serão retomadas em 7 de outubro. A partir de 8 de setembro as escolas públicas e privadas terão a opção de reabrirem para atividades de reforço escolar, recuperação e atividades opcionais em regiões que estejam na fase amarela por pelo menos 28 dias. 

 
Confira a 10° Atualização do Plano São Paulo, clique aqui.
 
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda