Campinas, 29 de Março de 2024
FILME DO DIA - MAUDIE
24/07/2020
Aumentar fonte Diminuir fonte



FOTO DO DIA - MAUDIE

Uma bela performance de Sally Hawkins reforça esse retrato de um trágico artista folclórico.

Saliada Hawkins traz seu jogo A para o papel de Maud Lewis, uma artista folclórica da Nova Escócia da vida real cujo trabalho ganhou certa notoriedade após sua morte em 1970. O ator parece ter construído sua frágil e nervosa performance em torno das pinturas ingênuas que Lewis produziu em seu barraco empoeirado na estrada, onde morava com seu marido abusivo, Everett (Ethan Hawke).

Essas telas que contêm cenas pitorescas da paisagem, flores de cores vivas e animais doentiamente fofos falam de uma mulher que vê beleza e vibração nas circunstâncias mais sombrias, e Hawkins canaliza essa idéia de um artista que teimosamente procura o melhor em uma situação, enquanto muito aceitando as realidades sombrias.

A cinebiografia direta de Aisling Walsh oferece uma busca episódica pela vida isolada de Lewis, a partir do ponto em que ela foi separada de seu irmão que apanhava dinheiro e enviada para morar com sua tia, até sua eventual morte, possivelmente o resultado de artrite crônica. Ele captura o momento em que ela percebe seu amor pela pintura e celebra a ideia de que continua, apesar de não possuir nenhum presente convencional.

Também central para o filme é o relacionamento abusivo que se forma no centro, com Maud aceitando um emprego como empregada doméstica de Everett como uma maneira de fugir da tia. Ela sofre os tormentos de sua humilhação ritual e agressões físicas porque vê o homem bom e honesto aninhado no fundo de seu coração. Hawke faz uma careta e medita, mas esse é o tom portentoso do filme, sua eventual aceitação de Maud como companheiro de vida e ganhador de pão é uma surpresa.

O problema é que Walsh (ao contrário de Lewis) carece da coragem de suas convicções artísticas e o filme é pouco mais do que uma história de vida sentimental e sem graça, alimentada por duas fortes atuações centrais. A pergunta colocada no final do filme parece ser: por que não estamos lançando Sally Hawkins em mais filmes?

 
What do you want to do ?
New mail
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda