Campinas, 13 de Julho de 2020
MEU ARTIGO - REGINA SILVA
07/06/2020
Aumentar fonte Diminuir fonte


* REGINA SILVA


Como o mundo, professores nunca mais sero os mesmos

Diante do cenrio que estamos vivenciando, os desafios so gigantes para a educao como um todo e para os professores em particular. O mundo est se transformando e no voltaremos “ao normal”, pois o normal ser uma nova realidade, muito diferente do que estvamos vivendo at a pandemia de covid-19. O mundo, provavelmente, no ser o mesmo. A Educao e os professores tambm no. So muitos os aspectos que devem ser levados em considerao, como tambm, as inmeras incertezas: durante quanto tempo as escolas ficaro fechadas? Como ser a regulamentao? Como garantir a qualidade e o cumprimento do currculo? Como engajar alunos e famlias nesse nosso modelo? Mas, deixando de lado as incertezas e sobre as quais no temos domnio, vamos focar especialmente no papel do professor, que precisa se reinventar para continuar cumprindo sua misso de mediar a aprendizagem dos estudantes.

O processo de ensino e aprendizagem se transforma neste contexto. As formas habituais de lecionar precisam ser revistas. preciso modificar o planejamento pedaggico e encontrar alternativas para envolver, motivar e propiciar o desenvolvimento dos estudantes, mesmo que a distncia. A profisso de professor envolve muita relao interpessoal e acolhimento. Talvez aqui esteja a maior perda. A falta do olho no olho e das interaes entre professores e alunos assim como entre alunos e os colegas. Um dos principais desafios adequar aulas, materiais e atividades para outro modelo que no o presencial. Muitas tecnologias esto sendo disponibilizadas neste momento de crise. uma avalanche de informaes, o que torna muito difcil encontrar a melhor soluo para atender a essa necessidade no planejada de ensinar alm dos muros da escola.

Apesar da grande maioria dos professores utilizar regularmente as tecnologias no dia a dia, a situao fica mais complicada quando se trata de conhecer e dominar novas ferramentas e metodologias para adaptar as aulas a um novo formato. Isso exige um tempo que no temos. Inclusive, muitas escolas no pas esto definindo frias de vinte dias para que suas equipes se preparem melhor e desenvolvam contedos e dinmicas adequados para as aulas a distncia. Outro grande desafio a falta de infraestrutura necessria para aulas a distncia nos lares, especialmente em se tratando de estudantes da escola pblica. Essa questo, de homeschooling, no pode ficar margem, pois temos que garantir uma educao no excludente. A falta de tempo e preparo das famlias para mediar a realizao de atividades pedaggicas torna a situao o ensino em ainda mais complexo.

Existe o fato, ainda, de que os desafios so diferentes para alunos das diferentes faixas etrias, j que possvel adaptar recursos para atender desde a Educao Infantil at o Ensino Mdio. Porm criatividade, objetividade e simplicidade so os postos-chave para este momento, independentemente da idade dos estudantes.A crise consolidou algo que j sabemos: alunos esto mostrando que as instituies formais de ensino j no so mais os principais locais para buscar informaes e aprender. Portanto, precisamos reinventar a escola como espao relevante de aprendizagem para que cumpra seu papel de formar estudantes a fim de interagir com criatividade, tica e responsabilidade na sociedade em que esto inseridos.

As tecnologias digitais podem ajudar a tornar esse desafio menos estressante para todos os envolvidos nos processos de ensinar e aprender. Plataformas adaptativas, por exemplo, permitem ao estudante seguir o prprio caminho de aprendizagem de uma forma mais autnoma, seja recuperando dificuldades individuais ou avanando para conceitos mais complexos. Os dados coletados no decorrer da realizao das atividades auxiliam o professor a acompanhar, mesmo que a distncia, o desempenho de cada aluno e a intervir quando a mediao se faz necessria. apenas um exemplo de como os to propalados Big Data e Inteligncia Artificial podem ajudar o #FiqueEmCasa a ser mais produtivo e envolvente.

Oferecer contedo relevante, bem dosado, com interao e uma rotina de produo para que os alunos participem de forma ativa das atividades, compartilhando ideias e dando devolutivas, pode assegurar maior interesse e compreenso dos conceitos abordados.Metodologias ativas, educao 4.0, autonomia do aluno, temas voltados para educao e amplamente discutidos em congressos, seminrios, simpsios entre outros eventos agora ganham destaque e o momento para coloc-los em prtica.

O professor, depois do covid-19, assim como qualquer um de ns (inclusive os estudantes), ser um profissional mais preocupado com o outro, que valoriza as relaes interpessoais. A principal transformao que a crise nos trar est ligada ao envolvimento, engajamento e determinao para fazer e ser diferente. Quando as aulas presenciais retornarem, o professor certamente estar mais antenado s estratgias diferenciadas e ao novo. Ser capaz de enxergar, avaliar e aliar o interesse dos alunos aos recursos usados em sua prtica pedaggica diria. Isso proporcionar mais dinmicas para aulas, engajamento dos alunos e, consequente, mais aprendizagem. Estamos prestes a vivenciar a decolagem da Educao 4.0 no Brasil, defintivamente.

* Regina Silva diretora pedaggica da unidade de tecnologia educacional da Positivo Tecnologia e especialista nas solues para escolas.

  Última edição  
  Edição 132 - 06/06/2020 - Clique para ler  
2020 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda