Campinas, 10 de Agosto de 2020
MEU ARTIGO 005 - JORGE HUBERMAN
21/05/2020
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* Jorge Huberman


COMO SER O RETORNO S AULAS COM O CORONAVRUS


Brasil, nem de longe, superou os traumas provocados pelo Covid-19 e, mesmo assim, uma dvida perturba pais, avs e mesmo as crianas:como ser o retorno s aulas com o coronavrus?

Em primeiro lugar, preciso que se coloque: o plano de volta s aulas, depois do pico da pandemia do coronavrus, aqui em So Paulo, prev um retorno com somente 20% dos alunos, tanto na educao bsica, como tambm na educao superior.

A proposta est sendo discutida h vrias semanas pela Secretaria da Educao do governo paulista com entidades representativas de secretarias municipais, escolas particulares e universidades pblicas e privadas.

No final de abril, o secretrio da educao Rossieli Soares anunciou que uma eventual volta s aulas aconteceria com rodzio de alunos e teria incio pelo sistema de ensino infantil. Depois, voltariam os estudantes de ensino fundamental e mdio.

Em segundo lugar, bom saber: a reabertura das escolas estaria vinculada a um aval da rea da sade e ocorreria de modo gradual e regionalizado.

A ideia inicial seria comear o retorno s aulas pelas crianas mais novas, mantendo, claro, certo isolamento social, preservando a sade delas.

Contudo, os secretrios municipais pediram que o governo do estado de So Paulo reflita melhor a respeito dessa deciso.

Um projeto inicial firmaria uma eventual volta em trs partes.

A primeira presume o retorno de um quinto dos alunos, ou seja, 20%.

Isso ocorreria, a princpio, no final de julho.

No entanto, provvel que esta data seja revisada, segundo a avaliao do sistema de sade. Ou seja, a secretria de sade quem vai tomar a deciso final. Os casos confirmados de coronavrus certamente podero influenciar esta deciso e nesta data.

Rodzio de estudantes poder ser implantado

Na segunda etapa, um grupo maior de estudantes poderia voltar, at que uma reabertura mais ampla acontecesse no 3estgio.

Algumas escolas e universidades solicitaram ao secretrio estadual, autonomia para deliberar de que modo se dar o retorno dos alunos da fase 1.

Algumas delas, para exemplificar, levantaram a possibilidade de um rodzio atravs do qual os estudantes podero ir instituio de ensino um dia por semana: entre segunda e sexta-feira, um grupo diferente de 20% de alunos veria s aulas de forma presencial, o que proporcionaria aos estudantes a chance de ir ao campus de forma semanal.

Com liberdade para tomar a deciso, outras entidades de ensino, por outro lado, poderiam deliberar pela volta somente dos alunos do primeiro ano, ou do ltimo ano, ou s os que tm atividades prticas para fazer.

Segundo o plano inicial, estudantes e professores teriam que utilizar mscara e ficariam separados pela distncia de uma carteira escolar, com exceo da educao infantil, que teria separao especfica, pr-determinada de outra forma.

Uma das hipteses que est sendo estudada que todos os docentes e funcionrios fizessem o teste para o coronavrus. No entanto, isso vai depender da disponibilidade de insumos.

Na rede particular, o projeto de iniciar a volta pela educao infantil bem-vinda, pois a matrcula at os 3 anos e 11 meses no obrigatria.

Dessa forma, muitas creches temem perder alunos com a interrupo das aulas.

Umprojeto realizado pela FENEP (Federao Nacional das Escolas Particulares) prev que os alunos levem sapato extra para entrar nas salas.

No s isso: que troquem de mscara de 3 em 3 horas e que mantenham pelo menos um metro de distncia um dos outros.

Volta s aulas de forma presencial s ser permitida com o aval da Secretaria de sade

H poucos dias, a Secretaria Estadual de Educao disse em nota que qualquer deciso sobrea volta das aulas presenciais ser sempre tomada se tiver respaldo pelas decises cientficas do Centro de Contingncia do Coronavrus de So Paulo, de acordo com autorizao da Secretaria Estadual de Sade e com a permisso final de prefeituras e autoridades de sade dos municpios.

Relata a nota.

“Dentro do Plano So Paulo, a Secretaria da Educao est com a coordenao setorial da rea e vem realizando dilogo com instituies pblicas e privadas da educao bsica e ensino superior, para a construo de protocolos para a retomada controlada e planejada, zelando pela sade e segurana da comunidade escolar e da sociedade em geral”.

J aSociedade Brasileira de Pediatria,diz o seguinte.

“ nosso entendimento que a volta s aulas deva ser gradual, de forma cautelosa, incluindo todas as precaues possveis para minimizar a disseminao da infeco pelo SARS-CoV-2 (o covid-19) nas escolas”.

“Muitos professores e alunos esto sonhando ansiosamente por um retorno aos dias normais de escola.Infelizmente, isso pode no acontecer.Pelo menos no da maneira que estamos imaginando”.

O mdico completa. “Com a totalidade das escolas do pas j fechadas at o prximo inverno, o foco agora muda para o que precisa acontecer para garantir um retorno seguro educao presencial.Como ser realmente a escola ps-pandemia?”, ele questiona.

A logstica do distanciamento social

O pediatra Jorge continua. “H muito poucas configuraes em uma escola na qual as crianas mantm qualquer tipo de distncia uma da outra.

Os alunos do jardim de infncia brincam no recreio, os alunos da terceira srie, por exemplo, aglomeram-se em volta das mesas e os alunos do ensino mdio se cercam no almoo para assistir a um vdeo do YouTube ou de qualquer outra rede social.”

Infelizmente, a escola ps-pandemia pode exigir distanciamento social.Isso quer dizer que administradores e formuladores de polticas tero que ser criativos sobre a logstica.

Isso ocorre como uma criana na metfora da loja de doces: aqui esto seus amigos – mas voc no pode brincar com eles, compartilhar comida, no chegar perto.E esse cenrio de “apenas olhar para amigos” vai ser muito difcil para todos, sem dvida alguma.

Podemos talvez considerar uma combinao de estilos de aprendizagem.Esse “aprendizado combinado” estabelece a educao virtual que estamos vivendo agora, com um retorno de meio perodo sala de aula.

Isso pode acontecer de vrias maneiras, incluindo grupos alternados de crianas nos dias “A” e “B” para assistir s aulas, dividir em meio dia ou, ainda, estender o dia escolar para acomodar mais turnos.

Embora essas ideias no sejam finais, cada uma delas significaria uma mudana drstica na programao e no planejamento para professores, conselheiros e administradores e para os pais.

Menos crianas, menos problemas?

Algumas escolas esto considerando reduzir o tamanho das turmas tpicas de cerca de 25 alunos para somente oito, a fim de garantir que o distanciamento social possa ocorrer nas salas de aula.

Ironicamente, o tamanho das turmas que os professores sonham.Mas os benefcios de turmas menores podem vir com uma troca.

Ensinaremos o dobro dos perodos das aulas, a fim de percorrer a mesma quantidade de crianas pelas aulas?O tempo de instruo ser reduzido pela metade para acomodar essa configurao?

No momento, no temos uma resposta definitiva.Os professores esto comeando a se preparar para um horrio escolar ps-pandemia muito diferente e olhando para os pases que j esto reabrindo suas escolas e faculdades para obter orientao.

possvel que turmas menores signifiquem mais ateno individual para os alunos exatamente quando eles precisam.

Ainda por cima, teremos que manter distncia dessas crianas com os mais velhos, sejam eles pais, tios ou mesmo avs, por um bom tempo, uma vez que no sabemos se a Covid-19 realmente d imunidade a quem j foi infectado com o coronavrus.

“Muitas dvidas ainda esto, literalmente no ar, sobre esse aspecto”, finaliza o pediatra

* Jorge Huberman - Com mais de 40 anos de experincia, o pediatra tambm um especialista na rea de neonatologia E Integrante do corpo clnico externo do Hospital Israelita Albert Einstein

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