Campinas, 10 de Agosto de 2020
ARTIGO 002 - TELEMEDICINA NA PANDEMIA
12/05/2020
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A importncia da telemedicina em poca de pandemia

Dr Mariana Alli*

"Atualmente, todas as atenes esto voltadas ao novo Coronavrus, pandemia que desde novembro tem tomado grandes propores, at que em fevereiro chegou ao Brasil, fazendo com que nossa sociedade entrasse em isolamento social e, com isso, fez com que todos mudassem seus hbitos, inclusive o de visitar o mdico de maneira peridica. Devido COVID-19 e o alto nmero de tratamento nos hospitais nacionais, sejam eles particulares ou pblicos, e a concentrao dos cuidados com os infectados, as pessoas com outros problemas de sade, infelizmente, no so atendidas, at mesmo por questo de segurana.

A partir dessa realidade, muitos pacientes tm recorrido a alternativas de atendimento, pois alm do Coronavrus, o Brasil sofre de outras doenas comuns e viroses respiratrias que so bastante comuns entre o outono e inverno, estaes do ano que so conhecidas pelo tempo seco que favorece a complicao de problemas, como bronquite e asma, ou patologias mais brandas como rinite alrgica e sinusite, mas que tambm so perigosas, caso no ocorra tratamento adequado e a tempo.

Alm disso, existem as doenas que aumentam o risco do paciente desenvolver formas mais graves dessas infeces, inclusive pela Covid-19, como doenas cardacas, obesidade, hipertenso arterial, diabetes tipo 1 (causada pela produo insuficiente de insulina, hormnio que regula a glicose no sangue) diabetes do tipo 2 (elevao do acar no sangue, causada por obesidade e hbitos de vida e alimentares no saudveis, como sedentarismo e alta ingesto de acares e alimentos ultraprocessados).

Sabendo desses riscos, podemos concluir que as pessoas que que tem alguma doena prvia, devem procurar auxlio mdico urgentemente. Porm, como o atendimento mdico hospitalar tem sido concentrado no tratamento dos pacientes contaminados com a COVID-19 e os atendimentos ambulatoriais reduzidos pelo isolamento social, tornou-se urgente considerar outras formas desses pacientes alcanarem atendimento mdico.

A teleconsulta, por mais que seja regulamentada no Brasil desde 2002, ainda no era uma alternativa popular entre os pacientes e mdicos. Nos ltimos anos, os atendimentos de psicologia, especialmente entre os trabalhadores e estudantes que exercem as duas atividades, tm acontecido atravs de consultas online, mas ainda uma realidade pouco comum. Ainda assim a prtica de teleatendimento vem crescendo devagar, mas constante pois tem benefcios inegveis como no precisar de grandes deslocamentos e apresentar um custo benefcio interessante, pois em muitos casos, o atendimento remoto comprovadamente mais acessvel.

A pandemia e isolamento social esto acelerando nossa adaptao a essa nova forma de ajudar as pessoas. E a possibilidade de atender distncia de forma segura, principalmente pessoas que esto em regies do Brasil mais afastadas das grandes metrpoles, mas que ainda sim tm acesso internet, levando conhecimento e experincia sem nos preocupar com a necessidade de deslocamento, como j fazemos por meio de interconsulta distncia, a qual o mdico especialista ajuda o mdico generalista nos casos mais raros e difceis.

Durante o atendimento remoto responsabilidade do mdico avaliar se haver necessidade de atendimento presencial. Existem condies de sade que o exame fsico muito importante para definir conduta. Nesses casos, caber ao mdico orientar como o paciente deve fazer, se deve ir a um pronto socorro ou at o consultrio. Porm, boa parte dos problemas conseguimos entender e ajudar, mesmo sem estarmos prximos fisicamente.

Hoje, inmeros hospitais, consultrios e planos de sade trabalham com atendimento remoto com seus pacientes e o investimento em tecnologia s tem aumentado. Por meio de plataformas online, os contratantes do servio conseguem acessar com facilidade suas informaes, como histrico de exame, verificar a data da consulta agendada, dados dos mdicos e outras possibilidades.

A prtica to importante e reconhecida, que o CFM - Conselho Federal de Medicina a certificou e aprovou o mtodo, alm de j existir rgo regulatrios, chamado internacionalmente de ATA – American Telemedicine Association. Nas universidades, a metodologia tambm aplicada, e existe uma disciplina especfica sobre telemedicina para os alunos.

E, para quem dvida da eficcia e confiana do teleatendimento, a prtica segue as normas determinadas pelo CFM e todos os mdicos devem apresentar seus registros, conforme resoluo 1643/2002. Alm disso, a administrao obrigada a se registrar no CRM (Conselho Regional de Medicina) da cidade em que atua e oferecer a infraestrutura necessria para os clientes.

Apesar do isolamento social, as pessoas continuam necessitando de ajuda e acompanhamento mdico, para serem diagnosticadas ou para manterem seus tratamentos, portanto a telemedicina seria a forma mais segura e eficaz, mitigando o risco de se expor ao vrus.

Nesse momento importante ter responsabilidade com a sade dos nossos pacientes e com a dos mdicos tambm, por isso, o teleatendimento na rea da medicina tem sido uma alternativa recomendvel. Em diversos segmentos de atuao, as pessoas tm se reunido virtualmente e tentado resolver a situao como podem, com a sade no deve ser diferente."

* Dr Mariana Alli mdica, graduada pela Faculdade de Cincias Mdicas da UNICAMP, com especializao em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericrdia de So Paulo, e especialista em emagrecimento saudvel e reverso da sndrome metablica.



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