Campinas, 24 de Abril de 2024
CAMPINAS: PREFEITO IMPLORA
05/05/2020
Aumentar fonte Diminuir fonte
LIVE OFICIAL
 “Vamos aumentar o isolamento”


O prefeito Jonas Donizete foi mais uma vez à Camara de Campinas, na terça-feira dia 5, para usar a TV Câmara como canal para outra uma de suas modisticas lives que se tornaram inumeras em tempos de pandemia.
A intenão desta foi colocar a população que o assiste nessa situação a par das novas medidas de aumentar o índice de isolamento que gira em torno de 45% e se mantido assim impedirá que o muncípio flexibilize a quarentena no dia 11.
Ele disse que vai contar com a ajuda da GM, PM e Emdec para reduzir o fluxo de veículos e com isso aumentar o isolamento.
Assim a partir desta quarta-feira (6), a Prefeitura de Campinas adotará medidas de restrição no tráfego da cidade.A medida, válida até sábado (9), pelo menos.
O prefeito, no entanto, deu poucos detalhes a respeito da medida. Afirmou que os bloqueios “parciais” serão realizados em “artérias” da cidade, e que o foco será apenas a orientação dos motoristas, sem multa.
Disse ainda que a definição das vias seria realizada pela Emdec e pela GM, e não informou os horários dos bloqueios.
O presidente da Emdec e secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, disse que o objetivo é criar uma “grande dificuldade” para a circulação das pessoas em veículos, a fim de estimular o isolamento. Ele também não deu detalhes de como será a operação. 
Por sua vez o secretário de Saúde Cármino Antonio de Souza fez ressalva sobre a ocupçaõd elitos de UTI com pacientes querimados ou politraumatizados. 
“A pandemia que exige isolamento acaba afetando o dia a dia das famílias em casa. Isto tem elevado o número de casos de queimados com alcool. Estes casos são levados direto par aUTIs e também tem aumentado o número de acidentes com motoquerios entregadores provocando politraumatiso que exige também a internação direta em UTI”.
O prefeito reforçou a colocação do secretário de 
Saúde e fez um apelo às mães para que tomem o máximo de cuidado com as crianças em casa. “Fiquem em casa mas com cuidado”, finalizou o prefeito.

UNICAMP
Universidade interdita 
vias internas e fecha guaritas

A Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) informa, por meio do Ofício Circular 3/2020, as providências da Universidade em relação às guaritas de acesso ao campus de Campinas, considerando a pandemia de Covid-19.
As medidas adotadas visam atender recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o isolamento social e evitar aglomerações de pessoas em locais específicos do campus.  
A Universidade já realizou interdições em alguns locais:
Portaria 01:
Acesso restrito para entrada somente com identificação, a partir das 15:00 hs – dias úteis
Acesso restrito para entrada somente com identificação, dia todo – sábado, domingos e feriados
Portaria 02:
Acesso restrito para entrada somente com identificação, a partir das 15:00 hs – dias úteis
Acesso restrito para entrada somente com identificação, até meia noite – sábado, domingos e feriados
Acesso fechado a partir da meia noite – todos os dias
Portaria 06:
Acesso fechado para entrada a partir das 15:00 hs – dias úteis.
Acesso fechado para saída, a partir das 19:00 hs – dias úteis.
Acesso fechado nos dois sentidos - 24hs – sábado, domingos e feriados.
Parque Tecnológico:
Acesso somente com identificação: ligar para 3521-6000 para liberação.
Vias interditadas das 17:30 ás 7:00 de segunda a sexta e dia todo nos finais de semana
Observação: Essas vias já são normalmente interditadas 24hs nos finais de semana durante todo ano:
Rua Seis de Agosto x Rua Roxo Moreira
Rua Albert Einstein X Josué de Castro
Rua da Reitoria x Rua Oswaldo Cruz
Rua Cândido Portinari x Rua Oswaldo Cruz
Rua dos Flamboyant x Rua Oswaldo Cruz
Rua Bernardo Sayão x Rua Oswaldo Cruz
Rua Josué de Castro x Rua Oswaldo Cruz
Vias interditadas das 23:20 às 7:00 de segunda a sexta e dia todo nos finais de semana: Rua: James Maxwell e Rua João Pandiá

ISOLAMEMTO SOCIAL
O risco de não flexibilizar

O prefeito Jonas Donizete em entrevista á EPTV no Jornal Regional enfatizou que a população precisa colaborar e ‘ficar em casa’ para o município atingir mais de 50% do isolamento social para evitar ficar fora da flexibilização a partir do dia 11.
Ele anunciou  também uma operação especial envolvendo a Guarda Municipal emdec e Polícia Militar para restringir a circulação de veículos de quarta a sábado na tentativa de melhorar  o índice de isolamento social para poder flexibilizar a aprtir de segunda dia 11.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) disse, no início da tarde desta segunda-feira (4), que cidades com piores índices de isolamento social serão automaticamente excluídas da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11 de maio.
A declaração foi feita após a leitura da lista de cidades que registraram piores índices de isolamento social no domingo (3), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
A taxa estadual foi de 59%, ligeiramente superior à registrada no domingo anterior, com 58%. No entanto, em alguns municípios do interior, o índice ficou abaixo de 45%.
A taxa de isolamento é calculada para as 104 cidades com mais de 70 mil habitantes no estado por meio de um acordo com quatro operadoras de telefonia. “As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus”, afirma o governo.
“Se não tivéssemos feito isolamento a partir de 24 de março a previsão e que em SP teríamos mais de 26 mil mortes”, completou o governador.
De acordo com o governo de São Paulo, a quarentena só deve ser flexibilizada a partir de 11 de maio em regiões que atingirem 50% de isolamento social. As autoridades de saúde, no entanto, afirmam que a taxa ideal para conter a propagação do coronavírus seria de 70%. O estado nunca alcançou a marca ideal, sendo que o máximo atingido foi de 59% em alguns domingos.
O isolamento social é medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi), que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes por meio de sinal de aparelhos celulares.

SAUDE PUBLICA
Trabalho de pesquisadores 
do  Nepo/Unicamp
 
Com o doocumento os pesquisadores pretendem mostrar 6 diferentes indicadores relacionados às situações criticas para o espalhamento  do novo coronavírus no município de Campinas seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde disponível  em:
 https://www.unicamp.br/unicamp/ju/radio/video/pesquisadores-mapeiam-areas-com-maior-risco-de-contaminacao-em-campinas

UNICAMP NA TV CULTURA
 
O Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, em parceria com a TV Cultura, dá início no dia 6 de maio, às 16h, à série de encontros virtuais “Conversas na Crise – Depois do Futuro”, trazendo importantes nomes de diversas áreas do conhecimento para discutir os desdobramentos da pandemia do coronavírus e seus impactos. Com mediação do jornalista Paulo Markun, as lives ocorrerão duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, às 16h, com uma hora de duração e interação com espectadores.
No próximo dia 6, o primeiro convidado é o diplomata Rubens Ricupero, que discutirá o cenário internacional pós-pandemia. Estão agendados para maio outros seis encontros com o economista Luiz Gonzaga Belluzzo (08/05), o filósofo João Carlos Salles (13/05), o educador Mozart Ramos (15/05), o ator e diretor Sérgio Mamberti (20/05), o ex-ministro Ciro Gomes (22/05) e a ex-ministra Marina Silva (27/05). As transmissões serão feitas pelas páginas da TV Cultura no Facebook e no YouTube, sem necessidade de inscrição prévia.

 
 
 
 
 
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda