Campinas, 28 de Março de 2024
‘TERCEIRO SINAL’ TEM APRESENTAÇÃO ÚNICA NA UNICAMP
01/06/2018
Aumentar fonte Diminuir fonte

Terceiro Sinal, espetáculo de música erudita com referências populares brasileiras, faz apresentação única em Campinas no dia 14 de junho, quinta-feira. A entrada é gratuita e o espetáculo será apresentado na Sala Paes Nunes, na Unicamp, às 13h e tem como objetivo é levar música erudita para o grande público. Terceiro Sinal mistura a música erudita com toques de berimbau, chorinho, entre outras representações populares brasileiras. Além de divulgar o gênero música de câmera, o projeto pretende agraciar e difundir a obra póstuma e inédita do maestro Cyro Pereira, um dos artistas brasileiros mais completos dentro do cenário musical contemporâneo.

 Newton Carneiro, Mariô Rebouças e Luiz Guello fazem apresentação gratuita de música erudita, com referências populares brasileiras, em Campinas

Espetáculo Terceiro Sinal será realizado no dia 14 de junho, às 13 horas, na Sala Paes Nunes, na Unicamp

 No dia 14 de junho, quinta-feira, a Sala Paes Nunes, na Unicamp Universidade Estadual de Campinas, recebe a partir das 13h, o espetáculo de música erudita - com referências populares brasileiras - Terceiro Sinal. Terceiro Sinal tem a premissa de divulgar o gênero música de câmera, assim como agraciar e difundir a obra póstuma e inédita do maestro Cyro Pereira, um dos artistas brasileiros mais completos dentro do cenário musical contemporâneo”, ressalta o compositor, Newton Carneiro. O espetáculo gratuito, conta com a participação dos músicos Newton Carneiro (viola), Mariô Rebouças (piano) e Luiz Guello (percussão).

 Terceiro Sinal destaca as personalidades musicais dos dois compositores Newton Carneiro e Cyro Pereira - proporcionando uma experiência sonora híbrida. Parte do trabalho de Cyro apresenta referências populares brasileiras, como a obra Suíte Brasiliana - movimento - Samba e Suíte Brasiliana - movimento Choro. a obra de Newton Carneiro é marcada pela mescla da linguagem jazzística com a música erudita. Ambos os compositores apresentam uma diversidade composicional ímpar, permeada de timbres e texturas harmônicas.

 Como forma de democratizar o acesso a música erudita, em maio será disponibilizado em plataformas digitais, como Spotify, Deezer, iTunes, SoundCloud entre outros, o álbum Terceiro Sinal, com composições de Newton Carneiro e Cyro Pereira, com destaque para a inédita Fala Maestro, uma parceria dos dois músicos. “Quando a gente fala, está fazendo música, por isso a Fala Maestro, é a compilação de uma conversa de mais de duas horas que tive com Cyro no ano de 2008. Esse bate-papo é o pano de fundo, durante os quatro minutos da música, onde o maestro fala de seu trabalho e de seu amor pela música”, conta. O álbum conta com a participação dos músicos Mariô Rebouças (piano), Luiz Guello (percussão), Nelton Essi (percussão), Vinicius Barros (percussão) e Lenita Portilho (piano). Será lançado também, em julho, o documentário Terceiro Sinal.doc, que mostrará material inédito, captado durante a gravação do álbum. O documentário será disponibilizado em plataformas como YouTube e Vimeo, como forma de democratizar o acesso ao conteúdo produzido e difundir em outros meios, fora a sala de concerto.

Com uma hora de duração, Terceiro Sinal é um espetáculo gratuito de música erudita, com referências populares brasileiras. Após o concerto, será realizada uma Masterclass/Workshop sobre a música de câmara no cenário fonográfico contemporâneo e a presença da viola orquestral dentro deste contexto. A Sala Paes Nunes, está localizada no Campus da Unicamp, na Rua Elis Regina, 50, Campinas. A apresentação está agendada para às 13h, da quinta-feira, 14 de junho. Mais informações acesse www.newtoncarneiro.com ou www.facebook.com/newton.carneiro.musico. O projeto conta com o apoio do ProAC Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Sobre Cyro Pereira (1929-2011) - Foi um grande músico brasileiro, maestro, arranjador, compositor e pianista. Escreveu seu primeiro arranjo orquestral em 1947. Lecionou Orquestração na UNICAMP e foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica. Atuou como diretor de orquestra nos festivais da Rede Record e participou de programas como "O Fino da Bossa", apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. Na sua discografia destaca-se: Cyro Pereira 50 anos de música. Sua trajetória musical está relatada na biografia Cyro Pereira, Maestro, escrita pelo jornalista Irineu Franco Perpétuo. Sua obra recebeu repercussão internacional, principalmente por sua parceria com Mário Albanese, pela criação do “samba de 5 tempos”, o Jequibau.

Sobre Newton Carneiro Músico, compositor, produtor musical e arranjador é formado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP. Integrou os grupos Ânima, nos anos 80, o Tetralogia nos 90, e atualmente o duo com o clarinetista Michel Moraes. Integra também as orquestras Sinfônica da USP e Jazz Sinfônica. Destaca-se entre suas produções músicas para os espetáculos de Natal do coral infantil do HSBC (Curitiba). Em 2010 publicou seu primeiro trabalho autoral em CD, o Ânima. Em 2014 publicou o álbum Mudança em duo com Michel Moraes. Possui arranjos e composições encomendadas pelas orquestras Jazz Sinfônica, Bachiana Chamber Orchestra, Sinfônica da USP e Sinfônica de São José dos Campos. Produziu músicas para diversos documentários, programas de TV e cinema, como Perfume de Gardênia, A Hora Mágica e Onde andará Dulce Veiga, além da trilha original do programa Café Filosófico, da TV Cultura.

 FICHA TÉCNICA

Concerto: Terceiro Sinal

Músicos: Newton Carneiro (viola), Mariô Rebouças (piano) e Luiz Guello (percussão)

Compositores: Newton Carneiro e Cyro Pereira

Produção Musical: Newton Carneiro

Produção Executiva: Bittencourt

Engenheiro de Áudio: Roger Benício

SERVIÇO:

Espetáculo: Terceiro Sinal

Temporada: 14 de junho (quinta-feira)

Local: Sala Paes Nunes - Unicamp (Rua Elis Regina, 50 - Campinas)

Ingressos: gratuito

Duração do concerto: 60 minutos

Duração da masterclass/workshop: 60 minutos

Faixa Etária: 10 anos

Lotação: 50 lugares


  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda