Campinas, 19 de Abril de 2024
INDUSTRIA 4.0 É TEMA DE EVENTO ABERTO E GRATUITO NO UNISAL
24/05/2018
Aumentar fonte Diminuir fonte

Também conhecida como Manufatura Avançada, Indústria Inteligente, entre outras, a Indústria 4.0 é o nome usado para marcar a 4ª Revolução Industrial que está por vir. A fim de compartilhar conhecimentos atualizados sobre o tema o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus São José, realizará o evento gratuito “Indústria 4.0”, em três módulos oferecidos aos sábados: dias 26 de maio, 9 e 16 de junho, com a participação de profissionais que atuam na área. 

O primeiro módulo, que acontece no dia 26 de maio, das 8h30 às 12h00, oferecerá o tópico “Transformação Digital e a Internet das Coisas”, que será ministrado pelo professor Juliano Bazzo e, das 13h30 às 17h00, será realizado o tópico “Arquitetura e Aplicações de IoT”, com o professor André Márcio de Lima Curvello. 

O segundo módulo acontece no dia 9 de junho, das 8h30 às 12h00, quando será oferecido o tópico “Indústria 4.0”. A temática será conduzida pelo professor Marcelo Laranjeira e das 13h30 às 17h00, acontece o tópico “Lean e Six Sigma na Indústria 4.0”, com o professor Leonardo Ferreira.

O terceiro e último módulo será realizado no dia 16 de junho, também das 8h30 às 12h00, e oferecerá aos participantes o tópico “Big Data e IA na Indústria 4.0”, com o professor Nivaldo T. Marcusso e, das 13h30 às 17h00, acontece o tópico “Introdução à Robótica”, com o professor Guilherme Bezzon.

O evento “Indústria 4.0” – Tópicos Especiais é gratuito e aberto ao público, e será realizado pelo UNISAL Campinas, Campus São José, à Av. Almeida Garret, 267, Jardim Nossa Sra. Auxiliadora, Campinas, SP. Os interessados devem realizar inscrições através do sitewww.unisal.br/eventos

Os organizadores do evento explicam que são diversos componentes que fazem parte da Indústria 4.0, sendo uma combinação de várias tecnologias estabelecidas e emergentes. "E por que necessitamos desta revolução? Porque a Indústria 4.0 vem para dar escala em customizações".  Um dos principais aspectos é a construção do Cyber Physical Space, local de interação do mundo real com o virtual. Trata-se de uma interação bi-lateral, onde o real manda dados para o virtual e o virtual manda decisões, ou vice-versa, pois um dos pilares da Indústria 4.0 é a flexibilidade.

As interfaces homem-máquina (human machine interfaces) também são fundamentais. Espera-se cada vez mais interação entre os dois. Um exemplo da dimensão da mudança já está sendo sentida, como em roupas robóticas, que permitem as pessoas realizarem trabalhos que não fariam antes, como carregar grandes quantidades de peso.

 

 

 

 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda