Campinas, 20 de Abril de 2024
OBRA NA RUA ALESSANDRO PAYARO É RETOMADA COM AJUSTES
01/12/2017
Notícia publicada na edição n.115 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

A obra de drenagem da Rua Alessandro Payaro, no Jardim Santa Cândida, foi retomada no dia 27 de novembro. Esta era uma das etapas que impedia a conclusão do plano Comunitário de Pavimentação do bairro e teve que ser adaptada. Embora a drenagem superficial esteja sendo feita, com instalação de tubos de 80 cm em toda a extensão, o estreitamento da rua impedirá sua pavimentação no trecho entre as ruas Murilo de Campos Castro e João Preda.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o pavimento e a drenagem da Rua Alessandro Payaro não foram concluídas por conta da construção do muro de contenção na marginal da Rodovia D. Pedro I, pela concessionária Rota das Bandeiras, que é amarrado com tirantes no subsolo, impedindo a instalação da galeria tradicional. Além disso, um trecho de 90 m não será pavimentado devido ao estreitamento: ficou com apenas 5 m de largura (incluindo a calçada).

A Presserv, empresa responsável pela execução da obra, retomou os trabalhos para atender a solução determinada pela Prefeitura. O engenheiro Caio Minniti Biolchini explica que a galeria de águas pluviais prevista no local será substituída por linhas de tubulação de diâmetro e profundidade menores, para não afetar os tirantes. Segundo avaliação técnica da Prefeitura, essa galeria mais estreita e superficial conseguirá suportar o volume de água escoada para a via.

O término da obra, segundo o engenheiro da Presserv, irá depender da dificuldade no assentamento de tubos na região dos tirantes, onde existem muitas rochas, por isso não é possível determinar uma data. Outro fator que pode alongar o prazo da obra é o período de chuvas, que começa em dezembro. 

PARA ENTENDER O CASO

 O plano comunitário de pavimentação do bairro foi aprovado em 2010, englobando sete ruas. O projeto da galeria pluvial foi elaborado em 2011 e as obras começaram em março de 2014, com previsão de dois anos para finalização. As muretas de proteção da rodovia foram construídas pela Rota das Bandeiras também em 2014, com aprovação da Prefeitura, sem considerar o projeto de instalação da galeria. A Rua Alessandro Payaro, onde estavam previstas obras de galeria pluvial, é paralela à Rod. Dom Pedro, e recebeu onde os tirantes para fixar as barreiras de proteção. Eles foram instalados no subsolo e não permitem a escavação com a profundidade necessária para a colocação da tubulação da galeria. Por isso, o projeto teve que ser refeito pela Prefeitura, com uma solução alternativa. Por isso, parte da rua ficará sem pavimentação e sem rede de esgoto.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda