Campinas, 29 de Março de 2024
VEGANISMO CRESCE OU É APENAS MAIS UMA ONDA?
31/10/2017
Notícia publicada na edição n.113 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

Dia 01 de novembro é o Dia Mundial do Veganismo.

Os fãs de gastronomia vegana ou aqueles que gostam de ampliar o conhecimento gastronômico tiveram uma boa opção no final de semana de domingo dia 17 de setembro com o evento “Veggies no Parque” na Praça das Bandeiras da Lagoa do Taquaral.

Além da participação de restaurantes que ofereceram variados pratos veganos ao valor máximo de R$ 20,00, o evento contou com uma feira de produtos naturais e palestras, com o objetivo de promover o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. A entrada foi gratuita pelo Portão 7 da Lagoa.

Contando com restaurantes de sete cidades do Estado, o Veggies no Parque teve cardápio vegano variado, com comida árabe, porções, lanches, pastéis, hambúrgueres, petiscos, doces, entre outros.

O Veggies no Parque foi uma realização do Núcleo de Campinas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e com o apoio do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

Além da praça de alimentação, o evento teve ainda uma feira de cosméticos, produtos de higiene pessoal, roupas, calçados e diversos produtos Cruelty Free, que na tradução do inglês para o português significa “livre de crueldade” e se aplica a produtos que não foram testados em animais.

A programação teve início às 9h30 com uma aula de zumba. Das 10h30 às 11h, aula de yoga com o método DeRose. A partir das 12h30, foram  realizadas palestras sobre os benefícios do vegetarianismo.

O evento teve também expositores de produtos orgânicos de Campinas, incentivando o consumo diretamente do produtor. “Não podemos relacionar os alimentos veganos sem falar dos orgânicos. Iremos demonstrar como é possível e acessível introduzir alimentos orgânicos em seu consumo diário”, afirma a nutricionista Aline Ruffi, coordenadora do Núcleo de Campinas da SVB. A Sociedade Vegetariana Brasileira atua desde 2003 promovendo o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. A instituição também trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.

Segundo o último levantamento do IBOPE, 8% da população brasileira se declara vegetariana, sendo que esse número atinge 10% entre a população de 65 a 75 anos. “Esse dado é relevante, pois com o aumento da longevidade dos brasileiros, a busca por alimentos saudáveis e de fácil digestão aumentaram significativamente. Em Campinas, o número de vegetarianos segue a média nacional de 8%”, diz a nutricionista Aline Ruffi.


Muito além de moda passageira

Falácia:

A dieta vegana é uma nova moda que desaparecerá como todas as outras.

Resposta:

O veganismo é a filosofia e modo de vida que procura excluir - tanto quanto possível e praticável - todas as formas de exploração e crueldade animal por qualquer razão, incluindo medicina, comida, vestuário, entretenimento dentre outras. Em termos alimentares o veganismo designa a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente dos animais. Para resumir, o veganismo é uma posição filosófica e não uma dieta.

A filosofia do veganismo tem uma longa e variada linhagem. Donald Watson definiu o termo “vegano” como parafraseado acima há quase cem anos em conjunção com The Vegan Society. Antes disso, muitos pensadores e escritores notáveis como o Dr. William Lambe e Percy Bysshe Shelley opuseram-se ao consumo de ovos e lacticínios por razões morais. O budismo tem uma grande história de compaixão pelos seres não-humanos e inclui muitos ensinamentos em oposição ao consumo de carne.  

Pitágoras também rejeitou o abate de animais para a sua mesa, dando origem à expressão “dieta pitagórica”, usada por muitos vegetarianos éticos até o século de XIX, quando o termo “vegetariano” foi finalmente cunhado. Portanto, fica claro que uma dieta de base vegetal é a manifestação de uma filosofia antiga e compassiva que valoriza a vida de seres não-humanos e advoga por não lhes fazer mal.


A batata no palito foi uma das atrações da feira e recebeu um molho de soja que imitava bacon. 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda