Campinas, 24 de Abril de 2024
JOAQUIM EGÍDIO RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ‘ATAVOS’
04/10/2017
Aumentar fonte Diminuir fonte

Reconectar passado e presente por meio do retrato fotográfico e tecer o diálogo entre a ancestralidade africana e a universalidade do eu. Essas são as propostas da exposição Atavos, da fotógrafa chilena, radicada no Brasil, Pola Fernandez. A abertura da mostra é dia 29 de setembro, às 19h, no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas.

A exposição, gratuita, é composta por 23 fotografias que retratam mulheres afrodescendentes da cidade de Salto em frente a ampliações de retratos de escravos negros, feitos no século XIX.

Com isso, a intenção é unir, em uma única imagem, o passado, o ancestral, a carga genealógica africana, submetida à escravidão e à anulação de sua história; ao presente, ao resgate do eu, aos valores universais do indivíduo e à reescrita da trajetória de toda genealogia por meio das atuais conquistas de seus indivíduos.

“Conexão e reconexão no mesmo instante. As séries de fotografias produzidas por Pola não são apenas retratos. Constituem-se também uma constelação genealógica, uma reconstrução de ligações. Embebidas de imaginação, essas imagens capturam-nos pela energia simbiótica quando postas em conexão com a ausente árvore genealógica. Subversão da artista e eleição de um caminho rumo à ancestralidade perdida”, relata o texto curatorial da especialista Fabiana Bruno.

Pola Fernandez
Chilena radicada no Brasil desde 1979, Pola Fernandez é pedagoga e fotógrafa, especialista em Artes Visuais e Educação pela Unicamp. Ela participa desde 2010 de exposições fotográficas e artísticas coletivas e individuais. Realizou projetos culturais premiados pelo ProAc Editais (Culturas Negras) e edital da Prefeitura Municipal de Salto.

A artista tem como interesse temático a cultura africana e a memória da mulher negra brasileira. Assim, Pola realiza a pesquisa de retratos históricos fotográficos de escravos e negros, produzidos no Brasil no século XIX. Atualmente, ela integra o Grupo Estudos em Fotografia do Ateliê Casa, em Campinas.

Veja imagens da exposição: www.polafernandez.com.br/atavos/

Serviço

Exposição Atavos
Onde: Centro de Cultura Caipira e Arte Popular
Endereço: Rua José Ignácio, 14, Distrito de Joaquim Egídio, Campinas - SP
Abertura: 29 de setembro, às 10h
Período: De 29 de setembro a 3 de dezembro de 2017
Visitação: sábados e domingos, das 10h às 17h. De terça a sexta, por agendamento pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br

A iniciativa é parceria do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), Governo do Estado de São Paulo, ACAM Portinari, Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, Prefeitura Municipal de Campinas e Anga Produções.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda