Campinas, 24 de Abril de 2024
CANTEIRO CENTRAL DA THEODURETO EM OBRAS PRA RECEBER CICLOVIA
26/08/2017
Notícia publicada na edição n.112 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

As obras de implantação da ciclovia no canteiro central da Avenida Theodureto de Almeida Camargo começam no final de agosto. A pista própria destinada à circulação de ciclos é separada fisicamente do tráfego comum (diferente da ciclofaixa) e será construída no canteiro central da avenida.

O percurso de 1,6 km ligará o Taquaral à Avenida Brasil e a previsão de entrega é de 60 dias (novembro). O trajeto percorrerá a Av. Theodureto, no trecho entre a praça Octávio da Silva Leme (rotatória da Avenida Almeida Garret, junto ao Parque Portugal) e a praça Vinte e Cinco de Abril (ao lado da Avenida Brasil). E permitirá interligar esta ciclovia com a ciclofaixa existente no entorno da Lagoa do Taquaral.


O custo divulgado para a obra é de R$ 398,9 mil (projeto e obra). O recurso, segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) virá da Cide - Contribuição de Intervenção no Domí- nio Econômico - mais conheciDo como ‘imposto da gasolina’. Esta obra foi anunciada pela Emdec no final de 2015, prevendo a construção em 2016.

Embora o Plano Cicloviário de Campinas planeje a construção de 180 km de vias para bicicletas na cidade, apenas três foram implantadas (21 km) até agora. Entretanto, elas não se articulam com os eixos de transportes como é a proposta original. A prefeitura foi notificada em julho da abertura, pelo Ministério Público, de um inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na condução da política de mobilidade urbana na cidade. A implantação de ciclovias é um dos itens do processo.

Ciclovia já em obra em seu trecho incial próximo à Avenida Brasil e a Fazenda do IAC 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda