Campinas, 16 de Abril de 2024
MAIO AMARELO - Editorial JAT 109
29/05/2017
Notícia publicada na edição n.109 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

A Emdec, empresa responsável pelo trânsito de Campinas desencadeou campanha denominada “Maio Amarelo” para chamar atenção da população sobre os problemas do trânsito na cidade.

Paralelamente a empresa edita um caderno de Acidentalidade que é disponibilizado em seu site (http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=Acidentalidade) onde ela aponta os números do ano de 2016.

Ao todo morreram 74 pessoas em decorrência de acidentes  provocados pela frota total de 902.306 veículos. A Emdec aponta as motos, cerca de 120 mil, como o maior problema do trânsito, cujos acidentes resultaram em 36 mortes, o que dá quase 50% do total.

Mas há um pormenor nesse estudo que não é levado em consideração: os ônibus, cuja frota não chega a 1% do total (cerca de 5.550 veículos), foram responsáveis por 19 mortes em acidentes diversos e atropelamentos.

Assim, observados bem os números, chegamos a conclusão que os ônibus têm índice de acidentes com morte proporcionalmente muito mais elevados, principalmente por atropelamento (14 casos).

Então se os ônibus causam, na média, muito mais acidentes com mortes, por que destacar só o problema das motos?

No nosso ver, a Emdec desvia o foco do problema para não entrar em conflito com as empresas de ônibus, cujo poder econômico sempre acaba falando mais alto.

Um estudo detalhado sobre por que os ônibus atropelam tanto em Campinas se faz urgente.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda