Prezada equipe do JAT
Novamente vocês mandaram muito bem!
Grande início neste 2017.
---------------------------------
Tudo indica que as merecidas férias foram de fato revigorantes para a equipe jornalística do JAT.
Todos nós munícipes de Campinas, sobretudo os moradores da região de cobertura do JAT, devemos ter a consciência que contamos com o privilégio de ter um veículo de imprensa praticando jornalismo cidadão de elevada qualidade.
Ao longo de sua história o JAT sempre demonstrou agilidade e 'destemor' para fazer experimentações.
Não tem monotonia.
Exatamente porque a equipe tem hábito de experimentar e experimenta bastante, sabendo fazê-lo e em geral acertando nas novas escolhas.
E quanto a esta edição nº. 105 eu gostaria de fazer algumas considerações, não só sobre "conteúdo" como também sobre a "FORMA" (manifestação visual):
Sobre a capa - Foi extremamente inspirada a idéia de enfatizar seis tópicos prioritários na capa, com o mérito de não poluir o visual com excesso de informação.
Para isto a diagramação do JAT impresso se valeu de cinco "tiras" verticais com imagens, algo muito antenado, que dialoga corretamente com o estilo escolhido por alguns dos melhores sites noticiosos da internet.
1) A manchete-cabeça da "Contaminação" (do Mansões Santo Antônio) traz um importante pleito histórico da comunidade, que é questão de segurança ambiental, saúde e urbanismo.
2) A primeira tira traz o "Movimento Feminista de Campinas", tema dos grandes campos do Ativismo e do Comportamento;
3) A segunda tira aborda o mosquito Aedes vetor de quatro doenças, tema de Saúde Pública importantíssimo;
4) A terceira tira, central, atualiza a questão do andamento do Plano Diretor, tema de Sociedade, Poder Público, Transparência, Planejamento e Participação da População;
5) A quarta tira, traz a questão da contestação ao elevado reajuste da tarifa passagem de ônibus em Campinas, tema de Ativismo, Economia, Políticas Públicas;
6) A quinta tira, traz um tema de Cultura, com a primeira experiência de um desfile de um bloco carnavalesco de grande porte na Praça Arautos da Paz.
No tocante ao CONTEÚDO tomo como exemplo a matéria sobre o andamento do Plano Diretor:
Identifica, prioriza e sintetiza com precisão aos leitores os principais tópicos nos debates que estão ocorrendo, com informação rica e pertinente trazidas tanto nos elementos textuais quanto nas imagens ilustrativas.
Dá gosto de ver a consistência e o amadurecimento do Jornal Alto Taquaral.
E temos orgulho de dizer que o Jornal Alto Taquaral é muito bem feito aqui na nossa região.
Podem chamar isto de "bairrismo bom".
Em que pé estaria a coletividade se a maior parte das regiões das cidades brasileiras pudessem contar com veículos de imprensa como o JAT ?
Meus parabéns à equipe jornalística do JAT por começar 2017 ainda melhor !
Atenciosamente
Thiago Moreira – Parque Taquaral