Campinas, 26 de Abril de 2018
ROTINA ESTRESSANTE DA MULHER - Fernanda Queiroz 25.02.2017
05/03/2017
Notícia publicada na edição n.106 do Jornal Alto Taquaral
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ARTIGO – Semana da Mulher – O problema da rotina estressante - Dupla ou tripla jornada de trabalho, educao dos filhos, tarefas domsticas e a rotina atribulada fazem parte da vida da mulher. Mas, tantas responsabilidades geram um desgaste fsico e emocional que nem sempre fcil de gerenciar. O resultado no poderia ser diferente: elas so mais propensas a desenvolver depresso, ansiedade e estresse que os homens.

Para cada homem com depresso no mundo h duas mulheres, segundo estatsticas da ONU (Organizao das Naes Unidas). Estima-se que os transtornos ansiosos atingem 30% das mulheres e 19% dos homens. Alguns distrbios, como sndrome do pnico, fobias e estresse ps-traumtico so de duas a trs vezes mais frequentes nelas do que neles.

Segundo a psicloga Fernanda Queiroz, as razes para maior prevalncia de alguns transtornos psiquitricos em mulheres so complexas. “As circunstncias da vida, como a sobrecarga de trabalho, a dependncia econmica ou emocional, a violncia domstica e o cansao, por exemplo, so fatores de risco para desenvolver quadros de depresso, ansiedade e estresse”.

“Por outro lado, devemos lembrar que as mulheres so mais sensveis aos efeitos dos hormnios, que tambm influenciam as emoes diretamente. Os sexuais, como o estrognio e a progesterona, participam dos mecanismos de produo e liberao de diversos neurotransmissores, responsveis pelo humor e pelo comportamento, por exemplo”, explica Fernanda.

Segundo a psicloga, comum hoje que a mulher tenha menos tempo para cuidar da prpria sade e menos tempo para o lazer. “No Brasil no h uma cultura de cuidado com a sade mental de forma preventiva”.

A sade fsica da mulher bem cuidada, na maioria dos casos, com exames ginecolgicos anuais. Porm, a sade mental, que to importante quanto a fsica, acaba sendo negligenciada. “Menos tempo para si e para o lazer so importantes fatores de risco para que o estresse se transforme em depresso ou um transtorno de ansiedade”, afirma Fernanda.

possvel prevenir?

Segundo a psicloga o estresse, a depresso e a ansiedade so condies que podem ser prevenidas por meio da adoo de uma vida saudvel em todos os sentidos. Veja algumas dicas:

1. Sade comea no prato: Um estudo comprovou que consumir “junk food”, rico em gordura trans, de forma regular, aumenta em 48% o risco de depresso. Portanto, adote uma alimentao rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, peixes e alimentos frescos. Se voc ama chocolate, escolha o meio amargo ou amargo.

2. Sono: Uma boa qualidade de sono fundamental para descansar o corpo e a mente. O ideal dormir de 6 a 8 horas por noite. A insnia um dos primeiros sinais de que h algo errado com a sade mental.

3. Mexa-se: A atividade fsica essencial para o bem-estar, alm de ajudar a manter o peso. Procure algo que voc goste e faa. Caminhadas, natao, dana, yoga, ciclismo. No faltam opes.

4. Dedicao total a voc: Voc precisa estar bem para trabalhar, cuidar da famlia, sair com os amigos. Encontre um tempo para fazer algo que voc goste, como danar, ouvir msica, ler, tomar um banho demorado, ir ao salo de beleza. Se possvel, reserve-se um tempo todos os dias, voc merece!

5. Pea ajuda: Se voc no est conseguindo lidar com as tribulaes do dia a dia, pea ajuda. Lembre-se que voc forte, mas no uma herona. Todos temos nossas dificuldades. Dividir as tarefas domsticas importante, assim como a responsabilidade pela educao dos filhos e pela manuteno financeira da famlia.

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