Campinas, 23 de Abril de 2024
ENDOCRINOLOGISTA ALERTA: CRESCE NÚMERO DE OBESOS E DIABÉTICOS
28/01/2017
Aumentar fonte Diminuir fonte
Endocrinologista pode dar orientações seguras

O excesso de peso já afeta 54% dos brasileiros, a inatividade física quase 30% e o diabetes já compromete mais de 8% da população (16 milhões de pessoas), sendo que 500 novos casos são diagnosticados diariamente pelo serviço público de saúde. A mudança no estilo de vida é uma das formas mais eficaz de diminuir o assustador crescimento destas estatísticas, que já colocam a obesidade e o diabetes como uma pandemia (epidemia de grandes proporções) em todo o mundo. A especialidade médica que trata destas doenças é a endocrinologia e abrange as doenças glandulares, alterações hormonais e do metabolismo.

A endocrinologista Aniella Moreira da Silva atende na Nostra Clinica, confirma que a obesidade e diabetes são hoje as doenças que mais levam os pacientes a procurar a especialidade. Isso ocorre, segundo ela, “por diferentes fatores mas principalmente devido ao estilo de vida, com alto consumo de alimentos industrializados e sedentarismo.  São doenças crônicas, que exigem acompanhamento para o resto da vida”.  O maior problema são as doenças associadas a elas, como hipertensão, infarto agudo do miocárdio, AVC (acidente vascular cerebral), aumento do colesterol e triglicérides, comprometimento renal, entre outras.

Caminhar 30 minutos todo
dia previne problemas  

Os hormônios são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, afirma a médica. Ela ensina que a prevenção dessas doenças se baseia na mudança do estilo de vida e uso de medicamentos quando indicado. É fundamental, explica, adotar uma dieta balanceada com alimentos nutricionais e pouco industrializados (frutas e verduras), além de atividades físicas regulares de acordo com as características de cada indivíduo. O Ministério da Saúde preconiza que 30 minutos diários de caminhada (150 minutos por semana) é uma medida importante para reduzir bastante a incidência dessas doenças.

Distúrbios hormonais
afetam até as crianças 

Outras doenças tratadas pela endocrinologia são as tireoidianas (que envolvem a parte hormonal como o hipotireoidismo e os cânceres), as da hipófise, a dislipidemia (são alterações nos níveis dos lipídeos como colesterol e triglicerídeos), do metabolismo ósseo (osteoporose), a glândula suprarrenal e ainda a parte de gônadas (distúrbios das glândulas sexuais masculino e feminino). Há inclusive endocrinologistas especializados no atendimento infantil, que tratam principalmente dos problemas do crescimento provocados pela deficiência de hormônios.

Muitos sintomas não são
percebidos claramente

Muitos sintomas da deficiência hormonal – tanto em homens quanto em mulheres – podem passar despercebidos por serem inespecíficos ou confundidos com outras doenças.  Mulheres com falta de libido ou leite vazando pelas mamas devem procurar o endócrino. Da mesma forma, os homens com fraqueza, cansaço, falta de libido ou indícios de depressão devem buscar uma investigação médica.

Prevenção é a melhor opção   

A recomendação da endocrinologista Aniella Moreira da Silva é que a mudança no estilo de vida e a realização de exames laboratoriais de acordo com a estratificação de risco de cada paciente, são importantes ferramentas para evitar o surgimento ou agravamento de doenças previníveis (diabetes, dislipidemia e obesidade). Portanto, o diagnóstico e o tratamento precoce podem impactar de forma positiva a qualidade de vida do paciente a longo prazo.

A Nostra Clínica fica na Rua Luzitana 681 – próxima a Casa de Saúde, no Centro de Campinas/SP. Tel.: 3722 4003

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda