Campinas, 28 de Março de 2024
MOVIMENTO FEMINISTA: CAMPINAS PRESENTE! Doraci Lopes 28.01.17
28/01/2017
Notícia publicada na edição n.105 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

O ato das Mulheres ‘Nenhuma a Menos’ em 6.1.2017 com cerca de 1500 participantes e mais de 40 entidades, se organizou de forma horizontalizada reunindo lideranças de coletivos muito diversificados. O protesto contra a chamada ‘chacina’, que desapareceu da grande mídia, escandalizou a todo o país e mais ainda as Mulheres de Campinas.

O feminicídio(1) , com a morte de 12 pessoas, 9 mulheres, um menino, e 2 homens foi justificado através de áudios e cartas deixadas pelo atirador suicida revelando ódio às Mulheres, a quem chamou de ‘vadias’ o tempo todo.

Embora os principais veículos de comunicação divulguem pontualmente os movimentos feministas da cidade de Campinas, eles sempre aparecem como ações pontuais, esporádicas. Mas não é bem assim, há anos diferentes grupos de Mulheres se organizam sistematicamente participando de atos, fóruns, reuniões, caminhadas, audiências públicas, protestos na Câmara, de eleições de entidades, conselhos municipais, etc.

Em dezembro último houve a eleição para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com uma participação acima das expectativas, com mais de quinhentas eleitoras para a defesa de um programa extenso, como o Projeto de construção do Hospital da Mulher, cuja verba federal se encontra disponível para o governo municipal, necessitando ser imediatamente aplicada ou a perderemos até junho de 2017.

É possível citar uma lista imensa de organizações políticas e coletivos feministas de centrais sindicais, partidos, sindicatos, estudantis, de mulheres negras, de lésbicas, bissexuais e transexuais, que combatem o crescimento de diferentes formas de violências (2)  de gênero produzidas pela histórica cultura dominante, machista e patriarcal.

No momento, internacional e nacionalmente, organiza-se o próximo 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Campinas, como sempre, marcará sua presença feminista em uma conjuntura de graves retrocessos de Direitos, como as Reformas da Educação, da Previdência, entre outras.

 Notas:

(1) A Lei nº 13.104, de 09 de março de 2015 criou em nossa legislação a figura do feminicídio, que é o homicídio de mulher em razão de seu sexo. E é considerado crime hediondo.
(2) http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossies/feminicidio/

Doraci Lopes
Marcha Mundial de Mulheres - Campinas / SP

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda