Campinas, 19 de Abril de 2024
SOLUÇÃO: RUA A. PAYARO FICA SEM GALERIA E ESGOTO
25/11/2016
Notícia publicada na edição n.103 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
  PREFEITURA X ROTA DAS BANDEIRAS

O impasse para a finalização do Plano de Pavimentação do bairro Santa Cândida – que deveria ter sido concluído em março - parece estar encontrando uma solução. Os moradores receberam da Prefeitura informações sobre o escoamento das águas pluviais na Rua Alessandro Payaro, que será feito superficialmente até as canaletas da Rodovia Dom Pedro e de lá para o Ribeirão Anhumas, que passa próximo. 

Segundo a Presserv, empresa responsável pela pavimentação, a nova previsão é que a obra seja concluída até o final deste ano. “No momento, estamos aguardando a finalização do projeto da canaleta, que está sendo desenvolvido por um projetista da Prefeitura”, explicou a engenheira Analy Fernandes.

 Bueiros fechados

 Segundo o Diretor de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Gustavo Garnett Neto os bueiros da Rua Murilo de Campos Castro continuarão fechados e as águas pluviais dessa rua irão escoar superficialmente até a Alessandro Payaro e de lá para a via marginal. Quanto a drenagem oriunda da R. Olga Giorgio Geracci, que já está sendo pavimentada, ela será interligada da rede pública (em execução) à uma caixa coletora construída pela Rota das Bandeiras. 

Embora a solução resolva a questão das àguas de chuva, a preocupação dos moradores é com o esgoto. Ronaldo da Silva, representante dos moradores do bairro, explica que “a Sanasa já fez as demarcações do esgoto nas sarjetas do bairro e em breve irá esbarrar nesse problema da Rua Alessandro Payaro, que não pode ser perfurada”. Ele conta que existem várias empresas no bairro que enfrentam problemas na obtenção de certificados, alvarás e similares por ainda utilizarem fossas. Como ninguém quer ficar sem esgoto, os moradores sugeriram que a Prefeitura acione juridicamente a Rota para uma solução técnica. 

Gustavo Garnett explicou aos moradores que, ao construir seu muro de contenção, “a Rota das Bandeiras provocou o estreitamento da Rua Alessandro Payaro, que ficou com a largura média de 5 metros, totalmente fora do padrão estipulado pela Prefeitura. Nesta via estava prevista a instalação de uma galeria de águas pluviais (diâmetro 1m) e 10 poços de visita, cuja execução foi inviabilizada pelos tirantes da contenção da mureta construída pela Concessionária”. 

 Rua mais estreita

 Já o trecho da Alessandro Payaro entre as Ruas Luís Osvaldo Artusi e Arlindo Gomes Ribeiro será pavimentado com estreitamento. Esta rua receberá pavimentação apenas nesta quadra, mas as canaletas de escoamento serão implantadas desde a Rua Murilo de C. Castro até o final. Alguns PVs (poços de visitação com 3 metros de profundidade) previstos no bairro não serão executados, segundo Garnett, “devido a presença de rocha sã no subsolo, que impediu a escavação”. 

O asfalto é uma reivindicação antiga da comunidade, que teve o plano comunitário de pavimentação do bairro aprovado em 2010, englobando sete ruas. O projeto da galeria pluvial foi elaborado em 2011 e as obras começaram em março de 2014, com previsão de dois anos para finalização. As muretas de proteção da rodovia foram construídas pela Rota das Bandeiras também em 2014, com aprovação da Prefeitura, sem considerar o projeto de instalação da galeria.  

Inconformados com a demora por uma solução técnica, moradores enviam sugestões para a Secretaria de Infraestrutura

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda