Campinas, 23 de Abril de 2024
EXTRAÇÃO DE SERINGUEIRAS NO TAQUARAL
25/11/2016
Notícia publicada na edição n.103 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
 EM 2013 FOI NA D. PEDRO. AGORA, EM PLENO TAQUARAL!

Na edição 0061, de maio de 2013, o Jornal publicou reportagem sobre a morte de uma imensa seringueira na margem da Rodovia D. Pedro I próximo ao pontilhão da Pucc. A justificativa  da concessionária Rota da Bandeiras, responsável pela extração, foi que o corte era  necessário para permitir a implantação de uma faixa marginal à rodovia.

Crescimento desproporcional para uma via urbana
Agora os moradores da região acompanham, pesarosos, a extração não de uma, mas de duas outras imensas seringueiras, em pleno Taquaral, na Rua Soldado Percílio Neto, em frente ao número 567. A justificativa do Departamento de Parques e Jardins, apesar de não oficializada, foi de que as duas árvores cresceram demais impedindo a circulação de pedestres pelas calçadas no local, bem como risco para a residência, moradores e também para motoristas que trafegam por lá.

Obra de dois dias demora 20
Em nota, o órgão público informou apenas sobre a interdição do trânsito durante o processo de poda dos galhos mais altos com uso de equipamento içador e serras elétricas. A previsão de dois dias (7 e 8/11)  estebelecida pela Emdec, se estendeu por quase uma semana de interdição.

E o trabalho deve continuar ainda por mais uns 20 dias segundo operários responsáveis pela poda e extração. Porém o trânsito já está parcialmente liberado com meia pista no sentido bairro/lagoa impedido e monitorado por agentes do trânsito.

Sombra, agora, só na memória
Mesmo diante da necessária retirada, quem passa pelo local lamenta, como o casal Artur Dantas e Maria Luiza Dantas. Eles caminham quase diariamente pela avenida e as imensas árvores eram sempre motivo de comentários.

“Na volta das caminhadas na Lagoa a sombra delas nos dias de sol forte era uma benção para o nosso cansaço e sempre dávamos uma paradinha para descansar”, explicou Maria Luiza olhando os troncos serrados.


Leia também o Editorialhttp://jornalaltotaquaral.com.br/noticia.php?cod=3613 



  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda