Campinas, 25 de Abril de 2024
DESASSOREAMENTO DAS LAGOAS ACABA ATÉ DEZEMBRO
25/11/2016
Notícia publicada na edição n.103 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte
 LIMPEZA NAS LAGOAS:

TAQUARAL 

A limpeza e desassoreamento da Lagoa do Taquaral serão concluídas na primeira quinzena de dezembro, segundo informações do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica de SP), responsável pelo contrato de R$ 999 mil para os serviços de dragagem.  O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulela, declarou, entretanto, que o serviço será entregue em 30 de novembro. A operação foi executada e custeada pelo governo estadual e a Prefeitura removeu o material dragado.

Aguardado desde 2014, o desassoreamento da Lagoa do Taquaral começou em maio para revitalizar o local, que estava com apenas um terço da sua capacidade de armazenamento de água. Foram removidos cerca de 63 mil m³ de sedimentos acumulados junto às saídas das galerias pluviais. O desassoreamento deve aumentar o oxigênio da água, diminuindo a mortalidade dos peixes e, também, aprofundar a lagoa com a retirada dos bancos de areia, para que ela volte a atuar como auxiliar no combate às enchentes, retendo a água das chuvas que correm para a foz do Ribeirão Anhumas.

RIBEIRÃO DAS PEDRAS

O piscinão de contenção das águas de chuvas localizado próximo ao Dom Pedro Shopping, conhecido como Lagoa do Parque Ribeirão das Pedras, está temporariamente seco. Ele foi esvaziado para a execução das obras de desassoreamento e remoção de resíduos, que começaram em 18 de agosto e tem previsão de entrega em 10 de dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

O trabalho de limpeza é uma demanda antiga do Movimento Parque Ribeirão das Pedras, formado por moradores da vizinhança. A expectativa é retirar um volume total de 11.600 m3 de resíduos do piscinão que tem 16,5 mil m2. Além de amortecer as cheias do Ribeirão das Pedras, o local cumpre um papel paisagístico na região e estava infestado de aguapés, provocando a morte de peixes e forte mau cheiro
  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda