Campinas, 19 de Abril de 2024
CANDIDATOS PARTICIPARAM DE ENCONTRO NA PUCC
23/09/2016
Aumentar fonte Diminuir fonte
 PUCC LEVA OITO DOS NOVE CANDIDATOS A PREFEITO A ENCONTRO NO CAMPUS I: QUATRO SÃO EX-ALUNOS

 A Pucc, como na eleição passada há quatro anos, deu mais uma vez sua contribuição ao processo democrático municipal e convidou os nove candidatos a prefeito para um encontro no Campus I. Compareceram ao evento na noite da terça-feira, dia 20/9, Artur Orsi (PSD) ex aluno; Edson Dorta (PCO) ex alunos; Jacó Ramos (PHM); Jonas Donizete (PSB) ex aluno; Marcela Moreira (PSOL) ex aluna; Marcio Pochmann (PT); Marcos Margarido (PSTU) e Surya Guimaraens (REDE). Declinou do convite apenas Hélio de Oliveira Santos, ex-prefeito cassado, que teve a candidatura impugnada e recorreu. 

O formato do encontro, que não foi debate e nem mesmo uma sabatina, teve perguntas previamente elaboradas por  professores e alunos da universidade, o que causou uma certa monotonia. O destaque, outra vez, foi a platéia, composta principalmente por estudantes que, mesmo diante da postura repreensiva do coordenador, ousaram em comentários e claques divertidas até culminar com o coro, ao final, depois da fala contundente da candidata Marcela Moreira,  entoado por quase todos de pé, gritando fora Jonas, fora Jonas, fora Jonas.

A escolha da ordem dos candidatos para as considerações finais foi por sorteio e a ‘sorte sorriu’ para a jovem candidata e ex vereador Marcela Moreira que não perdeu a oportunidade de agregar apoio da grande maioria de jovens e mulheres presentes ao encontro. Foi ela também a única que, durante os blocos de perguntas, acabou permitindo um pedido de resposta de Jonas Donizete por ataque direto ao prefeito candidato e concedido pela organização. Ter sido a útlima, por sorteio, para a fala final foi garantia de que os ataques não teriam reposta e ela usou esta vantagem com bastante inteligência. Mal terminou foi ovacionada enquanto Jonas Donizete deixava a mesa rapidamente em direção aos bastidores de onde ouviu o coro estimulado pela candidata de ‘fora Jonas’.

As questões sobre Plano Diretor e Saúde deram a tonica ao encontro. O que deve ter incomodado o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, que  acompanhou a comitiva do prefeito e deixou o local no meio  do terceiro bloco, antes do final.

NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS O RESUMO DO PENSAMENTO DE CADA UM:

EDSON DORTA (PCO)
 

“Eu estudei direito nesta faculdade e posso dizer como ex-aluno de direito que no Brasil hoje desrespeitam  o ordenamento jurídico e rasgaram a Constituição ao retirarem do governo federal uma pessoa que foi eleita com 54 milhões de votos com a acusação de ‘pedalada fiscal’ que Jonas Donizete aqui em Campinas e vários outros prefeitos fazem. E logo em seguida, o mesmo congresso golpista aprovou permissão para as ‘pedaladas fiscais’. Além disso, nós do Partido da Causa Operária queremos chamar a população trabalhadora e os estudantes a lutarem contra a prisão arbitrária que vão fazer da liderança do movimento sindical e popular Luiz Inácio Lula da Silva. Nós do PCO não apoiamos a política de conciliação do PT, mas a forma de incriminar o ex presidente Lula é uma demonstração de força contra o movimento popular e sindical e os partidos de esquerda. O direito ensina que não pode haver acusação sem prova mas o circo montado pelo Ministério Público Federal mostra que estamos caminhando para um estado de excessão imposto por este governo golpista”

 MARCOS MARGARIDO(PSTU)

“Eu queria agradecer à Pucc por ter realizado este evento e à platéia que se manifestou com vais e aplausos, inclusive a mim. Achei muito legal. Eu queria dizer a vocês para não confiarem nos poderes constituídos. Não confiem no governo federal, governador, prefeito e vereadores esperando que eles podem resolver os problmeas da população brasileira porque não vão. Eles defendem os interesses dos capitalistas, dos patrões que são aqueles que sugam os trabalhadores e o povo brasileiro. Hoje estamos vendo a greve dos bancários em todo país porque os banqueiros, os que mais lucram com a crise, querem pagar menos do que a inflação como reajuste anual dos bancários. Nós tivemos também a paralisação dos Correios onde trabalha  o candidato Edson Dorta e o  próprio governo federal ofereceu também menos que a inflação de reajuste. O mesmo acontece na Petrobrás, onde me aposentei, oferecendo 4,97% de reajuste menos da metade da inflação do ano. É assim que os patrões fazem para tirar o país da crise.  Precisamos de uma greve geral para tirar Temer. Fora Temer! Fora todos eles!”

 ARTUR ORSI (PSD)

“Eu também queria agradecer à Pucc por ter realizado este evento , aos coordenadores, ao candidatos, alunos, professores e funcionários da universidade. Queria também, aproveitar para cumprimentar meu vice prefeito, o pediatra Flávio Araujo, formado pela Pucc e  médico do Hospítal Celso Pierro. Ele vai nos ajudar muito a resolver o problemas crônicos da saúde. E nesta fala final gostaria de chamar a todos para uma reflexão: aqueles que acham que a saúde, educação, transporte e a segurança púbica melhoraram em Campinas nos últimos quatro anos, se acreditam nisso, devem votar no atual prefeito.  Mas aqueles que acreditam que Campinas pode mais, como a segunda cidade mais rica do estado e a décima mais rica do país e produz 15% de todo PIB nacional com um dos maiores polos de alta tecnologia país, mas ainda tem 28 mil analfabetos e 330 mil pessoas sem Ensino Fundamental e portanto entendem que esta administração não foi tão bem assim e que é preciso avançar para mudar o que está aí, aí eu peço que avaliem e nos apoiem. Nós propomos a mudança para fazer Campinas voltar a crescer”.

 JACÓ RAMOS (PHS)

“Eu vou parabenizar a Pucc, os estudantes  porque eu não tive oportunidade de cursar uma universidade . Quero agradecer a minha vice prefeita, Dona Benê que é da periferia, do São Marcos . Eu queria dizer a todos voces que tenho muito orgulho de ser empresário, não da construção civil também de ser patrão pois empregamos em todo Brasil mais de 58 mil pessoas. Lembro que sou empresário brasileiro e não das multinacionais que entram no Brasil somente para sugar nosso dinheiro e levar pra fora. O meu projeto como prefeito é valorizar a mão de obra campineira. Os serviços de advogados, contadores e valorizar também o comércio  de Campinas. Então como empresario brasileiro, e não de multinacional que sugam e levam o nosso dinheiro embora, tenho muito orgulho em ajudar Campinas a crescer, oferecendo trabalho e renda para esta cidade. Assim neste contexto vamos todos nós, no dia 2, apostar na renovação para que a partir desta data Campinas melhore muito. Mas depende de todos vocês  para que esta renovação aconteça na nossa Campinas. Muito obrigado”.

 JONAS DONIZETE (PSB)

“Quero agradecer a Pucc pela realização do debate, também os concorrentes, a platéia que claro de acordo com cada um tem mais simpatia por este ou aquele candidato, e a Juventude socialista. queria me dirigir aos que estão aqui ou acompanhando pela internet que ainda esteja em dúvida sobre o voto, pois estamos a poucos dias da eleição, e dizer que Campinas investe 54% de tudo que arrecada em duas áreas: saúde e educação. Nós fizemos 20 concursos públicos para recompor os quadros dessas áreas. Foram 3.200 profissionais contratados. Isto significa a maior contratação para estas áreas  nas cidades do Brasil. Junto com isto também revertemos a situação da contas de Campinas e no primeiro ano de governo tivemos nossas contas aprovados por unanimidade no Tribunal de contas do Estado. Nós sabemos que ainda existe carência na saúde. Nós começamos a escola integral que não existia antes em Campinas hoje são 5 uma em cada região da cidade e foram as melhores avaliadas no Ideb. E fizemos isto numa época de vacas magras . Época muito difícil. Eu quero por fim agradecer o povo de Campinas por ter confiado na nossa gestão”

 MARCIO POCHMANN (PT)

“Também agradeço à Pucc e a todos que nos acompanharam nesta jornada aqui nesta recepção dando exemplo de como é importante a democracia,  este debate sobre a cidade. Não sou candidato de mim mesmo e estou junto com a candidata Vera Faria como vice, nós não vivemos da política e jamais viveremos dela porque entendemos que não deve ser uma carreira ou profissão. Assim também não é  negócio e portanto deve ser uma doação. Neste sentido é que oferecemos nossa candidatura para a cidade de Campinas com o que temos de melhor que é o conhecimento para transformar esta cidade inicando um longo ciclo. Queremos fazer dela um exemplo para o Brasil usando a política como algo decente, algo que de certa maneiras mude a vida das pessoas. Assim estamos aqui como candidatos e a partir do ano que vem ser prefeito que não precisa salário da Prefeitura, pois tenho o meu como professor da Unicamp. Ao mesmo tempo quero combinar para que nosso secretariado tenha 50% de participação feminina. para ajudar a transformar profundamente a cidade, enfrentando suas desigualdades e administrando de forma humana”.

 SURYA GUIMARAENS (REDE)

“Gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui hoje pois é muito importante esse processo que permite conhecer os candidatos e suas propostas. Eu quero dizer que  pareço diferente,né. Estou aqui pela primeira vez. Não sou política., só entrei para a política porque quero mudar as coisas com uma democracia direta, numa gestão onde todas as pessoas participem e assim como eu espero que outras pessoas comuns também entrem para a política. Assim a única forma de mudarmos alguma coisa na vida é passando para o lado de cá. Não tem outro jeito. Não se consegue alterar o sistema de fora. É muito difícil. (Parabéns pela coragem Surya!, gritaram.) Ah obrigada. Nossa proposta é essa: uma democracia direta com as pessoas participando. O cidadão quando ele se empodera e tem poder de decisão ele enfraquce o outro lado. Queremos combater essa política que vivenciamos hoje de troca de favores. Na nossa proposta a gente não negocia com a Câmara dos Vereadores. Não tem negociação. Todo mundo está do mesmo lado. Se todos estão do lado da população não tem por que negociar. Basta ser mais justo, ético e transparente”.

MARCELA MOREIRA (PSOL)

“Eu como ex aluna queria agradecer a Puc, ao Sinpro e a Apropuc pela organização e a todos os presentes. Gostaria de dizer que na vinda para o debate eu conheci a promotora Cristiane que denunciou sete vezes a administração do Jonas por causa dos apadrinhados e aí eu disse a ela que precisou de uma mulher ‘ter peito’ para enfrentar o uso político de apadrinhados. Eu vou  cortar mil cargos em comissão de apadrinhados políticos e economizar 150 milhões de reais para garantir creches em período integral, pois nenhum pai ou mãe trabalha só meio período. Em segundo lugar eu preciso dizer que, por causa do Cunha, aquele deputado cassado,  só pode participar de debate  os candidatos de partido  que tenham dez deputados. Por isso ficaremos fora do debate da Band e da EPTV. O PSOL não tem  dez mas tem três que valem por mais Chico Alencar, Erundina e Ivan Valente. Nós não precisamos de dez deputados para fazer  nossas ideias se multilicarem pois temos vocês.como multiplicadores. Preciso de vocês por acreditar que posso ir para o segundo turno e derrotar o Jonas. Preciso de vocês na luta por ‘Fora Jonas’ e ‘Fora Temer’.”

 NA UNISAL/TAQUARAL SÓ COMPARECERAM CINCO CANDIDATOS

 Na noite de segunda-feira, dia 12/09, Artur Orsi (PSD - 55); Jacó Ramos (PHS - 31); Marcela Moreira (PSOL - 50); Marcio Pochmann (PT - 13); e Surya Guimaraens (REDE - 18) se encontraram na Unisal unidade do Taquaral. Os organizadores informaram que o convite foi feitos a todos mas só os cinco compareceram. O púbico era composto, em sua maioria, por estudantes, professores e funcionários da instituição, cabos eleitorais dos candidatos e alguns  moradores da região.

Depois da apresentação individual os candidatos responderam perguntas selecionadas por professores da universidade.

 ARTUR ORSI - O candidato, respondendo pergunta do público sobre o ensino universitário em Campinas, apresentou como inovadora a proposta de utilizar estudantes universitários como estagiários em serviços oferecidos pela Prefeitura mas enfatizando uma  melhoria significativa no Ensino Fundamental e básico que é obrigação do poder munipal.

 JACÓ RAMOS - Ao responder pergunta sobre como resolver o problema do tranporte de massa em Campinas colocou como nova  a proposta de se pensar em implantar um sistema de metrô na cidade em função do tamanho do município.

 MARCELA MOREIRA - Questionada sobre a questão da população de rua em Campinas, a  Candidata inovou ao apresentar proposta de implantação de infra estrutura de atendimento aos moradores de rua, (banheiros públicos com sanitários e chuveiros inclusive) mais especificamente no centro da cidade, onde o problema é sentido  de forma mais significativa pela população como um todo.

 MARCIO POCHMANN - O candidato pela segunda vez consecutiva ao cargo pelo PT  respondeu sobre trabalho informal e disse que pretende implantar dois programas novos para minimizar o problema do desemprego: o “Bolsa Trabalho” para ajudar o jovem na busca por colocação e qualificação profissional e o “Começar de novo” que pretende estimular e apoiar principalmente o micro empreendedor.

 SURYA  GUIMARAENS - Em função de sua experiência de vida na cidade de Curitiba apresentou proposta para evitar as viagens de ônibus dos transporte coletivo. Sua idéia é aproveitar sistemática utilizada naquela cidade com dois tipos de serviços numa mesma linha: uma linha rápida, com poucas paradas estratégicas e outra linha paradora que, como o nome diz, vai parando de ponto em ponto.
------------

 O PRIMEIRO DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS FOI REALIZADO PELA ESCOLA COMUNITÁRIA DE CAMPINAS, NO DIA 5 DE SETEMBRO, ONDE FALTOU APENAS O CANDIDATO JONAS DONIZETE, ATUAL PREFEITO. É POSSÍVEL ASSISTIR A GRAVAÇÃO COMPLETA DESSSE EVENTO, PELO LINK: http://www.ecc.br/site/documento_96421_0__debate---eleicoes-municipais.html


Plateia participou ativamente no encontro da PUC-Campinas

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda