Campinas, 29 de Março de 2024
CONDEMA ESTUDA TIRAR EUCALÍPTOS DA LAGOA
23/09/2016
Aumentar fonte Diminuir fonte
 LAGOA DO TAQUARAL

A substituição dos eucaliptos do Parque Taquaral será tema de estudos no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas (COMDEMA), que se reúne na próxima quarta, dia 28/09. A formação de um grupo de estudos sobre a conveniência de substituição gradual e progressiva de eucaliptos por árvores nativas foi proposta em março de 2015 pelo conselheiro Marcos Boni, diretor da Secretaria do Verde.

Ele ressaltou que “os eucaliptos são árvores exóticas, que não trazem benefícios ambientais significativos para as aves e fauna do local, e que representam uma ameaça à integridade física das pessoas pelo risco de quedas mesmo que aparentemente estejam saudáveis”. Na época, ele informou que desde que assumiu a Diretoria do Departamento do Verde vem tratado dessa questão, antes mesmo da queda de um eucalipto de 8 toneladas e 20 m de altura na pista de caminhada do Taquaral, ocorrido em 1º de março do ano passado.

Quando ocorreu a queda do eucalipto, a Secretaria de Serviços Públicos informou que faria uma tomografia nas árvores próximas à pista de caminhada para verificar a necessidade de extração preventiva, mas não respondeu se esse trabalho foi feito.

Boni diz que “não se deve ter pressa para iniciar os cortes pois provavelmente a substituição completa pode levar até 15/20 anos para ir substituindo gradativamente de acordo com as normas técnicas de reflorestamento”. 

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda