Campinas, 20 de Abril de 2024
NOVO MANIFESTO CONTRA ARTICULADOS DA PASCOAL NOTTE
26/08/2016
Notícia publicada na edição n.100 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

Um novo abaixo assinado feito por moradores do Parque Taquaral foi entregue na Emdec no início de agosto, solicitando mais uma vez a retirada dos ônibus articulados da Rua Pascoal Notte. Não é a primeira vez que isso acontece: desde o ano 2.000 os moradores solicitam alterações nas diretrizes viárias do transporte coletivo no bairro, por entender que as vias locais não suportam o tráfego pesado e o movimento intenso que tem provocado danos nos imóveis e estresse nos moradores. A Emdec informou que já modificou algumas linhas para reduzir o impacto sem desassistir os usuários.

“É um grande desrespeito com a população, que tem enfrentado problemas como vidros quebrados pela trepidação, redes de esgoto rompidas, trincas nas casas e insegurança para os pedestres”, conta Márcio Adelino, um dos moradores. Ele afirma que já foram realizadas inúmeras reuniões com a equipe técnica da Emdec, que na sua opinião “não tem respeito pela população”. A rua é pacata, com casas antigas, e vias que não possuem a estrutura apropriada e  por isso não suporta o fluxo dos veículos pesados, que correm muito, comenta. 

O novo abaixo assinado fala da ‘demanda histórica’ da população local, lembrando que os veículos articulados atendem ao fluxo de universidades e shoppings externos ao bairro e que poderiam ser transferidos para a avenida Zeferino Vaz. O documento alega que o movimento é incompatível com as vias locais e solicita que seja realizada uma pesquisa de origem e destino, o que segundo os moradores comprovaria que boa parte das linhas não atende à população local.

Após o fechamento da edição, a Emdec enviou a seguinte nota:

A Emdec já tomou as medidas possíveis para reduzir esse impacto, sem desassistir os usuários das linhas 116 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro e 210 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo.

Foi criada, por exemplo, a 116.1, uma chamada linha-filha, com até sete articulados subindo pela Avenida Almeida Garret. Já os ônibus da 116 seguem passando pela Pascoal Notte. Ou seja, a 116.1 permitiu tirar sete articulados da Pascoal Notte, aliviando o tráfego de ônibus na rua.

Também houve uma reorganização de itinerários através da 210.1, que tem cinco articulados prosseguindo pela Almeida Garret, sem entrar na Pascoal Notte. Assim, parte da frota da linha 210 passou para a 210.1, igualmente deixando de sobrecarregar a rua.

Diversos públicos são atendidos na universidade e no shopping (estudantes, profissionais). Não se trata de empreendimentos externos à cidade. Os ônibus precisam transitar pela malha urbana do município para chegar a essas pessoas.

As linhas-filhas com itinerário pela Avenida Almeida Garret estão em operação desde setembro de 2013. Houve uma única alteração: a 210.1 passou a operar somente no pico da manhã. No pico da tarde, toda a frota da 210 trafega pela Paschoal Notte.

A Emdec abriu licitação para a contratação de empresa que fará entrevistas de origem e destino
com os usuários do transporte coletivo, entre outras pesquisas. A finalidade é complementar a base de dados para a elaboração do Plano Viário de Campinas 2015-2040. Esse material também poderá ser utilizado pelo setor que programa as linhas de ônibus.

Atualmente não é viável tirar todos os ônibus da Pascoal Notte sem prejuízo ao transporte público coletivo municipal. A Emdec tomou e continuará adotando as medidas possíveis, como desviar parte da frota pela Almeida Garret.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda