Campinas, 28 de Março de 2024
TEATRO DE BONECOS GRATUITO NA CONCHA DIA 20 DE AGOSTO
16/08/2016
Aumentar fonte Diminuir fonte

A Cia Articularte Teatro de Bonecos realiza apresentações gratuitas dos espetáculos infantis “O Menino que Abria Portas” e “Portinari” no palco da Concha Acústica do Taquaral, em Campinas. No sábado, dia 20 de agosto, às 10h e às 12h, será a vez de assistir ‘O Menino que Abria Portas’, abordando curiosidades e descobertas infantis com arte, humor e peripécia. E no mesmo dia, no período da tarde -  às 14h e 16h - será a apresentação de ‘Portinari – Pé de Mulato’ que faz uma homenagem ao pintor Cândido Portinari com várias técnicas de manipulação de bonecos e uma seleção de ricos chorinhos contados ao vivo.

SERVIÇO:

Espetáculo infantil “O Menino que Abria Portas”
Data: 20 de agosto
Horário: 10h e 12h
Local: Concha Acústica
Endereço: Av. Heitor Penteado, s/n – Portão 2 – Lagoa do Taquaral

Espetáculo infantil “Portinari pé de mulato”
Data: 20 de agosto
Horário: 14h e 16h
Local: Concha Acústica
Endereço: Av. Heitor Penteado, s/n – Portão 2 – Lagoa do Taquaral

 PSES:

O MENINO QUE ABRIA PORTAS

A peça conta a história de um velhinho um pouco confuso e bem-humorado que narra e vive as aventuras de “Eruma Vezeu”, um menino que gostava de abrir portas para conhecer o seu quintal, a rua, o bairro e o seu mundo. Abrindo portas (metaforicamente), Eruma tem experiências e faz alguns amigos inseparáveis, entre eles o cachorro Trapo (que já foi um tapete), o arteiro menino Lico e Lila, seu primeiro namorico infantil. Juntos, eles aprontam muitas artes, para o desespero e diversão da vizinhança. A história é de Luis Alberto de Abreu, autor de diversos sucessos e também da série de TV “Hoje é dia de Maria”.

O espetáculo “O Menino que Abria Portas” fala das curiosidades e descobertas infantis, das amizades inesquecíveis, das experiências ingênuas, sempre com muita arte, humor e peripécia. Os cinco atores/manipuladores conseguem empreender uma animação intensa e eficiente ao espetáculo, que conta ainda com uma rica seleção musical, pesquisada por Raul Teixeira (CPT e Teatro Santa Cruz). Boa parte do espetáculo transcorre em um clima nostálgico, com passagens divertidas, inteligentes e sensíveis, conseguindo agregar um ótimo leque de público, tanto de crianças, como de adultos e, também, da terceira idade.

Ficha técnica

Ideia e argumento: Luis Alberto de Abreu
Direção e adaptação de texto: Dario Uzam
Elenco: Surley Valério, Renato Bego, Camila Lobo, William Lobo, Flávio Borzi
Bonecos: Naya de Sá e Cia. Articularte
Trilha sonora: Raul Teixeira
Iluminação: Dario Uzam
Cenografia e Figurinos: Telumi Hellen
Duração: 45 minutos. Prêmio de Produção: 2008 – PETROBRAS-FUNARTE; SESC Pinheiros e Cia. Articularte
Fotos: João Valério e Cia. Articularte
Indicação: a partir dos 4 anos

PORTINARI – PÉ DE MULATO

Na história contada no espetáculo, por causa do mau olhado de uma vizinha invejosa, a boneca Denise e seu carneirinho ganham vida e caem de um quadro recém-pintado pelo “vovô” Portinari. O carneirinho foge e Denise precisa encontrá-lo antes que suas tintas sequem. Na busca, a menina passa por diversos quadros vivos de Portinari, envolvendo-se em aventuras insólitas e poéticas, acompanhada por uma seleção de alegres Chorinhos brasileiros. O Guardião das Tintas, uma espécie de paleta animada que pinta suas próprias expressões e emoções diante do público, ajuda Denise em sua busca.

Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, o espetáculo Portinari – Pé de Mulato faz uma homenagem ao cinquentenário de morte do genial pintor (2012). Além da atuação direta dos atores, o grupo lança mão de várias técnicas de manipulação de bonecos (adaptação da arte bunraku, técnica de varas e fantoches de luvas para dar vida a personagens da obra de Portinari). A montagem faz uma releitura e lança um olhar expressivo sobre as artes plásticas do mestre. Dario Uzam assina a autoria e direção do espetáculo. Surley Valério é a responsável pelos 26 bonecos. O espetáculo é todo animado por uma seleção de ricos chorinhos, com músicas ao vivo cantadas pelos quatro atores animadores.

Ficha técnica
Texto e Direção: Dario Uzam
Bonecos: Surley Valério
Escultura das Cabeças: Altair de Pádua Siqueira
Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira
Direção Musical: Chico Botosso e Mariana Anacleto
Iluminação: Dario Uzam e Cia. Articularte
Elenco: Surley Valério, Renato Bego, Tanagra Andria, William Lobo (Flávio Borzi e Roberta Turro: suplentes)
Duração: 50 minutos
Indicação: a partir de 3 anos
Produção: Cia. Articularte – Teatro de Bonecos


CIA ARTICULARTE
Formada em 1999 e coordenada por Dario Uzam e Surley Valério, a Cia. Articularte Teatro de Bonecos é uma das principais companhias de Formas Animadas de São Paulo. Trabalha a partir de pesquisas fincadas na cultura brasileira, enfocando artistas fundamentais ou clássicos universais importantes para a formação da cultura do país. Conta com 6 integrantes fixos e 9 peças que formam o atual repertório infantil. (Carta Campinas com informações de divulgação)

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda