Campinas, 19 de Abril de 2024
CUSTOS CONDOMINIAIS SEGUEM ESTÁVEIS ATÉ MAIO (AABIC)
25/06/2016
Notícia publicada na edição n.98 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) divulgou nesta semana seus índices de mercado referentes ao mês de maio. O valor dos condomínios de São Paulo se mantém estável e registrou leve alta de 0,19%, de acordo com o Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais (IPEVECON).

Com a variação do mês, o cálculo acumulado do índice de custos condominiais chegou a 8,56% nos últimos doze meses, enquanto o I-GPM (Índice Geral de Preços do Mercado) oscilou 0,33% nesse período e 10,64% no acumulado de doze meses.

Com relação às despesas condominiais, houve queda com “Pessoal” de -0,69% e “Encargos Sociais”, que diminuiu em -0,46%, em relação ao mês anterior. No grupo de consumo de “Água”, continua a ser observada uma tendência de elevação do custo, com aumento de 5,3%, ainda afetado pelas tarifas de contingência cobradas pela concessionária, bem como pelo aumento do consumo, resultado que provavelmente se originou de um relaxamento nas medidas contra o desperdício, com o recuo da situação de risco nos reservatórios.

O item “Energia” apresentou pequena variação de 0,64% e as Despesas Eventuais subiram 8,87%, encaminhando o resultado final do índice em direção à estabilidade.

No total das Despesas Condominiais, o item “Despesas com Pessoal” é sempre o maior. Em abril, ele atingiu 39,89%. Já os “Encargos” atingiram participação elevada de 18,61% ao mês.

O Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial (IPEMIC) do mês de abril registrou índice de mora no pagamento de cotas condominiais (atraso até o 30º dia) de 7,13%. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, representou leve queda de -0,05%, em pontos percentuais.

O valor relativo à inadimplência do mês, com base em fevereiro de 2016 (não pagamento do 31º ao 90º dia após o vencimento) atingiu 3,76%. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, obteve alta de 0,18% pontos percentuais.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda