Campinas, 28 de Março de 2024
LEITORES COMENTAM: DESPLANEJAMENTO, IMPRENSA, ZELACAMP, ROD. BURNIER – Dez/2015
19/12/2015
Notícia publicada na edição n.92 do Jornal Alto Taquaral
Aumentar fonte Diminuir fonte

DESPLANEJAMENTO

O Jornal Alto Taquaral habitualmente faz escolhas de pauta muito coerentes e consistentes. Considero que a edição 91 teve uma densidade um pouco acima de sua média. Nos temas do atropelamento doloso, das não conformidades que ‘historicamente’ envolvem o processo de revisão da legislação urbanística (LUOS e PD), e até mesmo a criação do Movimento do Parque Linear do Ribeirão das Pedras, não deixam de ter como “denominadores comuns” a falência do bom planejamento e sua adequada execução no âmbito da coisa pública.

A ausência de planejamento (ou desplanejamento), ou o planejamento desvirtuado por interesses espúrios, produz disfuncionalidades que vão contra o legítimo interesse público. A experiência das décadas recentes no Brasil mostra que a população se mobiliza, busca ser ouvida e participar - inclusive criando iniciativas institucionais - sobretudo quando premida a dar respostas e contribuições aos problemas latentes ou instalados.

Um dia a gestão da coisa pública no Brasil será menos refratária à efetiva participação da população, e quem sabe aí teremos ênfase no planejamento - sustentado e sustentável - alicerçado na legitimidade da inteligência coletiva para dar solução aos problemas tidos como ‘estruturais’. Parabenizo o jornalismo cidadão do JAT que cumpre seu papel com distinção. Thiago Moreira   

 A SERVIÇO DA POPULAÇÃO

Li a edição número 91 e fiquei muito feliz com o grande destaque dado ao Movimento do Parque Linear do Ribeirão das Pedras e ao olhar crítico e certeiro no tocante à LUOS. Parabéns pela excelente matéria! Também parabenizo pela coragem de publicar matéria forte a respeito do total descaso com a viação em Campinas, que resulta em tantos mortos e feridos. O Jornal Alto Taquaral é símbolo de uma imprensa atuante, crítica e inteligente a serviço da população! Muito obrigado. Renato Rea

 UNIÃO E PARTICIPAÇÃO

A diretoria da Zelacamp deseja a toda categoria de trabalhadores em condomínios de Campinas de região, um Feliz Natal e um prospero ano de 2016, com fé em Deus e muita luta.  Cobrem uma boa atuação de suas entidades sindicais, para que as negociações tragam benefícios para todos. Somente com união e participação de cada um sairemos todos ganhando no final. Pedimos aos associados união e participação. Que Deus abençoe a todos. Paulo Roberto Parosi.

COMERCIOS DA BURNIER

Tem a presente a finalidade de informar  alguns pontos sobre a reportagem publicada em 31/10/2015 sobre a obra da Rodovia Miguel Noel Nascentes Burnier. A matéria fala que “as passarelas atuais serão reformuladas e os ‘comerciantes’ que ocupam área de domínio do DER terão de deixar o local”. Sou proprietário de dois lotes de frente para a Estrada de Mogi Mirim, na Rua Luis Otávio 627, área regulamentada por registro em cartório datada de agosto de 1959. Esclareço que esses lotes não estão e nunca estiveram em área de domínio do DER. Informo também que não fui procurado por nenhuma pessoa de qualquer órgão público pertinente à obra. A bem da verdade solicito que o jornal pesquise e informe a real situação dos comércios no local. Esta carta está publicada na íntegra no site do jornal. Sérgio Sporkens. 

 

Nota do editor: O jornal citou uma declaração do DER, que informa ter comércios localizados irregularmente nas margens da rodovia, sem citar onde e quais. Isso está sendo pesquisado e será publicada uma matéria a respeito assim que tivermos informações mais completas.

  Última edição  
  Edição 188 - 18/03/2024 - Clique para ler  
© 2024 - Jornal Alto Taquaral - CG Propaganda